ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Forte chuva isola cidades, provoca alagamentos e desabamentos e deixa 11 mortos na Grande SP

Rodízio de veículos foi suspenso na capital e Linha 10-Turquesa da CPTM não abriu.

Data: Segunda-feira, 11/03/2019 15:27
Fonte: DO G1 SP

A forte chuva que começou na noite de domingo (10) e se estende por esta segunda-feira (11) provocou alagamentos em diversas regiões da Grande São Paulo e bloqueou vias de acesso à capital paulista. A previsão é de mais chuva durante o dia, mas com menos intensidade. Houve ao menos 11 mortes.

Os óbitos aconteceram em cidades da Grande São Paulo e do ABC:

  • Quatro em deslizamento de terra em Ribeirão Pires;
  • Uma criança soterrada após deslizamento de terra em Embu das Artes;
  • Três pessoas afogadas em São Caetano do Sul, duas na Avenida dos Estados e uma no bairro Taboão;
  • Uma pessoa afogada em Santo André;
  • Uma afogada em São Bernardo do Campo;
  • Uma afogada no Ipiranga, na capital.

O Corpo de Bombeiros chegou a informar que havia 12 mortes, mas depois voltou atrás e confirmou 11.

Também há registros de feridos:

  • Dois no desabamento em Ribeirão Pires;
  • Na Zona Leste, um deslizamento de terra atingiu uma casa – a mãe e duas crianças ficaram feridas (uma delas em estado grave).

Veja a situação atual

  • Rodízio de veículos está suspenso (carros com placas final 1 ou 2 podem circular normalmente).
  • Zona Azul suspensa na capital.
  • Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF) também foram liberadas.
  • Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra) está fechada e não deve reabrir nesta segunda.
  • Marginal Tietê tem alagamentos.
  • Córrego da Mooca e Rio Tamanduateí transbordaram.
  • Chuvas devem persistir durante o dia.

Os lugares mais afetados foram os bairros de Vila Prudente e do Ipiranga, ambos na capital, e as cidades do ABC. Os bombeiros contabilizam, entre 0h e 6h, 601 ocorrências de enchentes, 34 quedas de árvore, 54 ocorrências de desabamento e três deslizamentos graves.

Em Ribeirão Pires, no ABC, o desabamento de uma casa deixou quatro mortos e dois feridos, segundo a Prefeitura da cidade.

Outras duas pessoas morreram na Avenida dos Estados, em São Caetano do Sul, também no ABC. Na mesma cidade, uma vítima morreu afogada.

Uma pessoa morreu no bairro Taboão, em São Bernardo do Campo, segundo o porta-voz dos bombeiros, capitão Marcos Palumbo. Em Santo André, foi registrada uma morte.

Na capital, uma pessoa morreu no Ipiranga, Zona Sul.

Em Embu das Artes, na Grande São Paulo, o deslizamento de terra sobre uma casa deixou três pessoas soterradas. Uma das vítimas, uma criança, morreu no Hospital Geral de Itapecerica da Serra, segundo a Defesa Civil estadual.

De acordo com a Prefeitura da cidade, o desmoronamento ocorreu na Rua Caqui, no Jardim Pinheirinho. Os pais, Mike Lopes Alves e Karina Santos Oliveira Lopes, saíram com escoriações, mas o filho deles, Bernardo Oliveira Lopes, de 1 ano e 2 meses, morreu.

No Jardim Zaíra, em Mauá, três casas desabaram após um deslizamento de terra. Ninguém se feriu. O mesmo bairro havia registrado a morte de quatro crianças em fevereiro, após deslizamento.

No Parque São Rafael, Zona Leste da capital, um deslizamento de terra atingiu uma casa. A mãe e duas crianças ficaram feridas – uma delas em estado grave.

No Rio Pequeno, na Zona Oeste de São Paulo, uma casa desabou (assista no vídeo acima). Segundo a vizinha que fez a gravação, Gelma Pereira, não houve feridos, porque os moradores ouviram o barulho de movimento de terra antes da casa desabar e saíram do imóvel, que fica na Rua Gertrudes Cunha.

No bairro do Sacomã, sudeste da capital, carros foram levados pela água. Outros veículos ficaram ilhados pela enchente, forçando seus ocupantes a subir no teto desses automóveis.

O Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo (CGE) informou que há diversos pontos intransitáveis na cidade (veja a lista dos pontos ao final desta reportagem).

A circulação de trens na Linha 10-Turquesa da CPTM está interrompida, sem previsão de normalização.

 
Bombeiros resgatam mulher e crianças que estavam ilhados em alagamento em São Caetano do Sul — Foto: Reprodução TV Globo

Bombeiros resgatam mulher e crianças que estavam ilhados em alagamento em São Caetano do Sul — Foto: Reprodução TV Globo

A região do Ipiranga também seguia em estado de alerta às 8h por conta do transbordamento do Rio Tamanduateí, na região do piscinão Guamiranga. O piscinão foi inaugurado em fevereiro de 2017.

A Prefeitura de São Paulo anunciou a suspensão do rodízio e da Zona Máxima de Restrição de Circulação, e liberação da circulação de fretados e da Zona Azul.

Alagamentos interditam vias e travam trânsito em SP — Foto: Reprodução/TV Globo

Alagamentos interditam vias e travam trânsito em SP — Foto: Reprodução/TV Globo

 

Resgates

Bombeiros resgataram moradores ilhados com botes e com o helicóptero Águia. Um dos membros de uma família retirada de casa carregava um gato nas mãos na hora do resgate.

No ABC, diversas famílias foram içadas pelo cesto de resgate e levadas dos telhados de suas casas a um local seguro.

Ao ver carros totalmente submersos e ocupantes sobre esses veículos, o motoboy Rafael de Almeida decidiu ajudar após receber um telefonema de um amigo.

“Comecei a salvar uma pessoa, duas, quando vi já tinha socorrido umas 20 pessoas eu e meus amigos”, contou.

 
Motoboy usa moto aquática para socorrer moradores ilhados no Ipiranga — Foto: Reprodução TV Globo

Motoboy usa moto aquática para socorrer moradores ilhados no Ipiranga — Foto: Reprodução TV Globo

 
Homem usa moto aquática e socorre ilhados pelo alagamento na Zona Sul — Foto: Reprodução TV Globo

Homem usa moto aquática e socorre ilhados pelo alagamento na Zona Sul — Foto: Reprodução TV Globo

Cidades sem acesso à capital

Saídas para a capital a partir de Diadema, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul estão interditadas em razão do alagamento.

Um trecho da Via Anchieta, principal via de ligação do ABC Paulista com São Paulo, também tem a passagem de carros impossibilitada na altura da antiga Uniban.

A Defesa Civil e os bombeiros usaram botes para resgatar pessoas que estavam ilhadas em pontos de ônibus na região.

O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), divulgou vídeo por volta das 22h pedindo para os moradores não tentarem passar pelos pontos mais comprometidos pelas enchentes.

 

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, por volta das 22h do domingo houve transbordamento do Córrego da Mooca e do Rio Tamanduateí na Avenida do Estado.

Rodovia dos Tamoios, principal ligação entre o Vale do Paraíba e o litoral norte de São Paulo, foi interditada. Houve quedas de barreiras nos km 73 e 70. 

Alagamento na Marginal Tietê, na altura da Ponte da Casa Verde: há risco de transbordamento do rio — Foto: Reprodução/TV Globo

Alagamento na Marginal Tietê, na altura da Ponte da Casa Verde: há risco de transbordamento do rio — Foto: Reprodução/TV Globo

Interior

No interior do estado, a Sabesp alertou que a represa Jundiaí está em estado de alerta e, caso a chuva persista, a água pode começar a escoar e atingir os seguintes bairros da cidade de Mogi das Cruzes:

  • Jardim Santos Dumont 2 e 3;
  • Jardim Aeroporto 1 e 2;
  • Jundiapeba;
  • Várzea do rio.

Também foram registrados estragos em duas cidades do noroeste paulista, Birigui (SP) e Icém (SP).

Em Caraguatatuba, no litoral norte, a chuva deixou desabrigados, suspendeu aulas e deixou 6 mil moradores sem água.

 

Previsão do tempo

Segundo o prefeito em exercício da capital, vereador Eduardo Tuma, choveu em uma noite 80% do total esperado para o mês inteiro de março.

"A situação que ocorreu ontem à noite é absolutamente imprevisível e extraordinária. Não havia qualquer ação preventiva que pudesse ser corrigir o que aconteceu hoje", disse.

O CGE aponta que a chuva deve perder força durante a segunda, mas haverá ventos e pancadas de isoladas devido à umidade e à formação de muitas nuvens em toda a faixa leste paulista.

O céu permanece encoberto, e há possibilidade de chuvas isoladas e fortes na tarde desta segunda, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As temperaturas variam entre 18ºC e 23ºC.

Estação Tamanduateí, da linha 10-Turquesa da CPTM e da linha 3-Verde do Metrô, alagada — Foto: Reprodução/TV Globo

Estação Tamanduateí, da linha 10-Turquesa da CPTM e da linha 3-Verde do Metrô, alagada — Foto: Reprodução/TV Globo

Pontos de alagamento em São Paulo (às 11h):

Zona Sul:

  • Av. do Estado (ambos os sentidos), próximo à Rua dos Patriotas

Zona Norte:

  • Av. Raimundo Pereira de Magalhaes, na altura do número, 1600, em ambos os sentidos
  • Av. Olavo Fontoura, próximo à rua Brazelisa Alves de Carvalho, ambos os sentidos
  • Av. Olavo Fontoura, próximo à Rua Prof. Milton Rodrigues
Caminhão fica preso em alagamento causado por forte chuva na pista da Marginal Tietê, na altura da ponte da Casa Verde, na manhã desta segunda (11) — Foto: Felipe Rau/Estadão Conteúdo

Caminhão fica preso em alagamento causado por forte chuva na pista da Marginal Tietê, na altura da ponte da Casa Verde, na manhã desta segunda (11) — Foto: Felipe Rau/Estadão Conteúdo

Centro:

  • Av. do Estado, próximo à PC. Alberto Lion, ambos os sentidos.
  • Av. Pres. Castello Branco, no sentido castelo branco/Ayrton Senna (pista local), próximo à Ponte das Bandeiras Sem. Romeu Tuma
  • Rua Sergio Tmas, no sentido bairro/centro, na altura do número 660
  • Rua Sergio Tomas, próximo a Av. Rudge, em ambos os sentidos.
  • Rua dos Americanos, sentido único, próximo rua Norma Pieruccini Giannotti
  • Rua Geraldo Buono, próximo à rua Bra de Porto Carreiro
  • Rua Solimões, próximo à Rua Cruzeiro (ambos os sentidos)
  • Av. do estado, no sentido Ipiranga/Santana, próximo da rua Wandenkolk
  • Rua James Holland (ambos os sentidos), próximo à Rua dos Americanos
 

Zona Oeste:

  • Marginal Tietê, no sentido Castello Branco/Ayrton Senna, próximo à Ponte Atílio Fontana
  • Rua Joaquim Manuel de Macedo (sentido único), próximo à Av. Marq de São Vicente
  • Av. Marq de São Vicente (ambos os sentidos), próximo da Av. Thomas Edison
  • Av. Dr. Gastão Vidigal (ambos os sentidos), próximo a Av. Mofarrej
  • Rua Solimões (ambos os sentidos), Próximo à rua James Holland
 
Marginal Tietê tem alagamento sob a Ponte das Bandeiras — Foto: TV Globo/Reprodução

Marginal Tietê tem alagamento sob a Ponte das Bandeiras — Foto: TV Globo/Reprodução

Zona Leste:

  • Rua Dr. Miguel Paulo Capalbo (ambos os sentidos), próximo a Av. Bom Jardim
  • Av. Paes de barros (sentido bairro/centro), próximo à Prof Luiz Ignácio Anhaia Mello
  • Av. Paes de barros (sentido único), próximo da Av. Prof Luiz Ignácio Anhaia Mello
  • Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, no sentido Sapopemba/Vila Prudente, próximo Av. Salim Farah Maluf
  • Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello (ambos os sentidos), próximo à Av. Paes de Barros
  • Av. Prof Luiz Ignácio Anhaia Mello (ambos os sentidos), próximo rua Maria Daffre
  • Av. Henry Ford (ambos os sentidos), próximo à rua Cap. Pacheco e Chaves
  • Av. Dr. Francisco Mesquita, no sentido são Paulo, próximo à altura do número 1
  • Rua Guamiranga, em frente à estação Tamanduateí 
Mapa mostra as regiões da Grande São Paulo mais afetadas pela chuva — Foto: Juliane Souza/Editoria de Arte/G1

Mapa mostra as regiões da Grande São Paulo mais afetadas pela chuva — Foto: Juliane Souza/Editoria de Arte/G1