ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Sistema inteligente beneficia quem preenche modelo completo do IR

Programa do Fisco aponta, em tempo real, o valor que será restituído ou pago de imposto em cada um dos modelos de declaração (simples ou completa)

Data: Quarta-feira, 06/03/2019 10:05
Fonte: DO R7

Os contribuintes que vão fazer a declaração do Imposto de Renda devem se atentar em preencher 100% do documento para não ter prejuízo ao enviar o documento para o sistema da Recita Federal.

"Sempre utilize a prática de preencher o modelo completo com todas as informações, porque o sistema é inteligente e faz você optar pelo sistema que é mais benéfico", explica João Altair Caetano dos Santos, conselheiro do CFC (Conselho Federal de Contabilidade).

A inteligência do sistema, citada por Caetano, leva em conta a informação em tempo real do valor que será restituído ou pago de imposto em cada um dos modelos de declaração.

No programa de computador, o box com os dados aparece no canto inferior esquerdo. "Ali, o contribuinte vai vendo qual vale mais a pena", afirma Daniel Nogueira, especialista em Imposto de Renda da Crowe Consultoria.

De acordo com Nogueira, o modelo completo vai sempre valer mais a pena para quem teve muitos gastos dedutíveis, como os de saúde e educação no ano. "Se o contribuinte teve muitas despesas dedutíveis no ano, vai valer mais a pena a completa. Por outro lado, se ele não tiver, pode usar a simplificada que já abate 20% da renda dele", orienta.

Arte/R7