ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Campanha arrecada livros para unidades prisionais de MT

O projeto de remição pela leitura existe em algumas unidades prisionais e a ideia é alcançar outras unidades com a campanha.

Data: Sexta-feira, 25/01/2019 08:01
Fonte: CIRCUITO MT

O Núcleo de Educação nas Prisões (NEP) do Sistema Penitenciário está promovendo uma campanha de doação de livros para os projetos de remição pela leitura. Podem ser doados livros de literatura clássica e nacional; filosóficos, científicos, de autoajuda, religiosos e romances que serão destinados a unidades prisionais na capital e no interior do estado.

A coordenadora do NEP, Fabiana Magalhães, explica que o projeto de remição pela leitura existe em algumas unidades prisionais e a ideia é alcançar outras unidades com a campanha. 

No ano passado, 176 reeducandos participaram dos projetos de remição pela leitura. A iniciativa é incentivada pelo Conselho Nacional de Justiça e para cada obra lida e feita a resenha, o recuperando pode ter quatro dias de remição na pena, não excedendo 12 livros ao ano. As resenhas são avaliadas por profissionais técnicos das unidades prisionais.

O projeto de leitura é desenvolvido nas unidades de Alta Floresta, Barra do Garças, Juína, Tangará da Serra (masculina), Cadeia feminina de Rondonópolis, Centro de Ressocialização de Cuiabá e Penitenciária Ana Maria do Couto, na capital.

Biblioteca do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC)

“Queremos expandir os projetos de remição pela leitura, de forma organizada, para as unidades que contam com atividades educacionais, fortalecendo desta forma, a ressocialização entre os custodiados”, pontua o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores.

As doações de livros podem ser feitas nos seguintes locais, em Cuiabá:  

Fundação Nova Chance (ao lado da Empaer, no Bairro Boa Esperança) - (65) 3613-8661

Secretaria de Justiça – Rua Tenente Eulálio Guerra, 488 – Bairro Quilombo (antigo Colégio Plural).