ARIPUANÃ, Sexta-feira, 18/01/2019 -

NOTÍCIA

Janeiro roxo é definido por combate a hanseníase

Data: Quinta-feira, 10/01/2019 09:43
Fonte: Cleber Batista JNMT

O combate e tratamento a Hanseníase devem ser intensificados todos os dias, porém nesse mês de janeiro definido como “Janeiro Roxo” devem ser ainda mais focados as ações contra a doença.

No município de Juína os vários casos de Hanseníase e Tuberculose foram detectados principalmente no CDP – Centro de Detenção Provisória em agosto passado, a situação fez mobilizar uma força tarefa para agir no atendimento aos detentos da unidade.

Neste mês as ações estão planejadas para ocorrer geralmente no sentido de chamar a atenção da sociedade sobre as causas, tratamento e cura da doença.

Uma solenidade de lançamento da campanha em Juína ocorreu na manhã desta terça-feira, 08 na sede da Vigilância em Saúde da cidade.

“Essa ação é muito importante por conta do momento em que se atravessa a questão da Hanseníase aqui na cidade”, observou Ágata Barbosa, coordenadora da vigilância.

Os últimos dados de casos registrados são alarmantes, em Juína foram diagnosticados 280 em 2018, segundo o MP, em Cuiabá onde o número de pessoas é extremamente maior foram registrados apenas 300 novos casos no ano passado inteiro.