ARIPUANÃ, Quinta-feira, 18/04/2024 -

NOTÍCIA

Comunidade rural recebeu foliões de festa de Reis em Juína

Data: Segunda-feira, 07/01/2019 12:10
Fonte: Cleber Batista JNMT

A Folia de Reis, também conhecida como Reisado, é uma festa popular brasileira de caráter religioso (católico). Também considerada de caráter folclórico (espécie de folguedo), ela é realizada entre o período do Natal até o Dia de Reis (6 de janeiro). 

Este ano em Juína a folia percorreu a Linha 07 na zona rural do munícipio, antes da concentração final os foliões foram recebidos na residência do casal Pedro Brás e Dona Rute próxima da comunidade São Paulino 

Na Folia de Reis, grupos organizados de pessoas saem pelas ruas, visitando as casas e tocando músicas populares e entoando cânticos bíblicos em homenagem aos reis magos e ao nascimento de Jesus. Junto com os músicos vão pessoas vestidas com roupas de personagens ligados ao tema da festa. 

Santos Soares, popular Santinho morador da comunidade Santa Catarina no bairro Módulo 06 fez questão de participar da festa. 

Autoridades como o prefeito Altir Peruzzo e Secretário de Infraestrutura que moraram na comunidade estiveram prestigiando a festa. 

Brás de Lima Sobrinho fez questão de estar junto como os pais Pedro e Rute na comunidade onde ele residiu por várias anos, disse que é a primeira vez que recebeu a bandeira da família, para ele foi um prazer, ele acredita que a tradição deve melhorar ainda mais.

O festeiro Luíz Carlos já participa da bandeira há 35 anos ele ressalta que a festa é uma ação voluntária que envolve dezenas de pessoas. 

Os foliões percorreram uma pequena distancia da última residência visitada até a sede da comunidade onde ocorreram danças e orações. 

Enquanto uma equipe desde muito cedo se envolveu na preparação de um delicioso churrasco que foi servido com o almoço no encerramento. 

Uma cantoria e orações foram feitas antes dos participantes se servirem.