ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

1º colocado no concurso, Aripuanense toma posse como delegado

Eugênio Rudy Junior, foi policial militar, investigador e passou nos concursos para delegado nos estados de Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Data: Sábado, 22/12/2018 14:06
Fonte: TOP NEWS com Assessoria PJC-MT

O investigador de polícia lotado na delegacia de Lucas do Rio Verde  Eugênio Rudy Junior, primeiro colocado no concurso em Mato Grosso. Foi empossado neste sexta-feira (21) na capital do estado como Delegado de Policia de Mato Grosso. 

Os delegados foram os primeiros chamados após a homologação do resultado final do concurso público, realizado em 2017, para formação de cadastro de reserva.

Junto com Eugênio outros quatorze foram empossados na Polícia Judiciária Civil  em cerimônia no auditório da Diretoria Geral, em Cuiabá. Os delegados foram os primeiros chamados após a homologação do resultado final do concurso público, realizado em 2017, para formação de cadastro de reserva.

Os novos delegados foram empossados pela delegada geral em substituição, Silvia Maria Pauluzi, durante cerimônia com a presença do secretário de Segurança Pública, Gustavo Garcia.

A delegada geral adjunta, Silvia Pauluzi, agradeceu todo o esforço do governo para chamar os novos delegados, principalmente da Secretaria de Segurança Pública, Casa Civil e Secretaria de Gestão. Segundo ela, o número parece pouco, mas para a Polícia Civil será um alento diante da aposentadoria recente de 20 delegados de polícia e outros que 20 que estão com previsão de se aposentarem.

Para o primeiro colocado Eugênio Rudy Junior que a 15 esta na policia, a nova função irá exigir ainda mais dedicação e conhecimento, o que para ele tem sido uma constante nos últimos anos. “A expectativa é muito grande, muito embora eu tenha esse tempo de trabalho policial, agora é um novo cargo que vai exigir mais conhecimento e mais dedicação. Um cargo para o qual me dediquei muito e quero contribuir para a Polícia Civil e o Estado de Mato Grosso”, afirmou.

O delegado João Romano JR que também atuou em Aripuanã por quatro anos, aproveito para parabenizar os novos profissionais. “Quero parabenizar a todos os novos colegas, especialmente meu amigo Eugênio Rudy Júnior, que trabalhou comigo em Aripuanã. Foi um dos melhores investigadores de Mato Grosso, e agora, certamente, repetirá os sucesso no cargo de delegado de polícia. Primeiro lugar no dificílimo concurso para delta. Humildemente me disse que fui uma das suas inspiração. Estou orgulhoso!”, disse João Romano.

Histórico  do novo delegado

Em 2003, Eugenio foi aprovado no concurso publico para policial militar no Estado de Mato Grosso do Sul e no mesmo ano passou para o mesmo cargo em Mato Grosso, tendo feito opção pelo Mato Grosso, já que sua família é do estado.

Em 2005, foi aprovado no concurso de Agente Penitenciário Federal e para Investigador da Policia Judiciária Civil, tendo assumido este ultimo cargo, cuja posse se deu em 2007.

Eugenio trabalhou como investigador de polícia em Aripuanã, de 2007 a 2012. Em janeiro de 2012, por opção e atrás da realização de um sonho, pediu remoção para a cidade de Lucas do Rio Verde, a fim de cursar o bacharelado em direito na Faculdade La Salle. Foram cinco anos de estudos ininterruptos, período durante o qual o então acadêmico de direito logrou aprovação em vários concursos, dentre os quais delegado de Pernambuco, delegado de Mato Grosso do Sul e finalmente delegado de Mato Grosso.

O concurso publico para delegado de policia possui três fases de conhecimento, a prova objetiva, a prova escrita e a prova oral. Além dessas fases, há ainda a fase de títulos, o exame de saúde, exame físico, exame psicotécnico e por fim investigação social. Ao todo, as fases do certame duraram mais de um ano e meio.

Eugenio destaca que as fases são disputadíssimas e o nível de conhecimento exigido e muito grande, uma vez que a Banca Examinadora explora conhecimentos da lei, da doutrina e especialmente da jurisprudência dos Tribunais superiores. O concurso foi realizado pelo CEBRASPE-CESPE – banco que e reconhecida pelo grau de dificuldade que impõe aos candidatos.

Ele assevera ainda que a maior dificuldade que encontrou foi a realização da prova oral, tendo realizado o curso intensivo no Rio de Janeiro, com a finalidade de preparar-se para essa difícil fase do certame. Além disso, treinou com mais dois colegas que estavam aprovados por seis meses, todos os dias, inclusive aos domingos. Eugenio diz que a realização do curso no Rio de Janeiro, aliado aos treinamentos diários, deram resultados satisfatório, tendo atingido a nota 9,48 em aludida prova.

Eugenio possui bacharel em direito pela faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde é pós-graduado em direito penal e processo penal pela Faculdade Damasio de Jesus, aprovado no Exame de Ordem da OAB. Eugenio é casado com a também investigadora de polícia Poliana Rudy e pais de dois filhos, Erick de 18 anos e Romeu de 1 ano.

Com a homologação do concurso público, Eugenio aduz que espera a nomeação para o cargo, visto que as expectativas e muito grande, já que com a experiência de 15 anos de policial, Eugenio acredita que fara um excelente trabalho na nova carreira. Em muitas cidades do interior, há falta de delegados e a população espera que sejam supridas essas demandas.