ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Produção de café aumenta 13,9% em MT após investimentos em lavouras, segundo Conab

Produção total foi de 104,2 mil sacas após investimento na lavoura, implantação de sistema de irrigação e o plantio de cultivares mais adaptados ao clima local.

Data: Quarta-feira, 19/12/2018 10:15
Fonte: Por Lidiane Moraes, G1 MT

Mato Grosso contribuiu para os resultados positivos da safra de café do Brasil neste ano, segundo dados divulgados nesta terça-feira (18) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A safra do estado teve aumento de 13,9%, em 2018.

No total, a produção do estado chegou a 104,2 mil sacas. Segundo a Conab, se deve ao plantio de variedades mais adaptadas ao clima da região, investimento na lavoura e implantação de sistema irrigado.

Nesta safra, área onde é cultivado o café conilon apresentou redução de 2,7% em relação ao ano passado, chegando assim a 9,3 mil hectares em 2018. Por outro lado, a área de cultivo do café arábica foi mantida em 45 hectares.

A região com maior área de produção é a noroeste, onde foram investidos R$ 1,6 milhão, em 2016 e 2017, por meio do programa Pró Café, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), com o apoio da Empresa de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), com vistas a incentivar o cultivo e melhorar a produtividade.

Café conilon torrado  — Foto: Vinícius Gonçalves/ TV Gazeta

Café conilon torrado — Foto: Vinícius Gonçalves/ TV Gazeta

Dos municípios produtores de café, 10 estão em destaque, como Colniza com 13 mil hectares plantados, Juína, Tangará da Serra, Alta Floresta, Nova Bandeirantes, Cotriguaçu, Rondolândia, Carlinda, Nova Monte Verde e Aripuanã, totalizando 500 produtores atendidos.

Com os investimentos feitos nos últimos três anos, a produtividade média do estado passou de 9,57 sacas por hectare, em 2017, para 11,19 sacas por hectare, nesta safra.

Toda a produção da safra 2018 já foi colhida e comercializada, pois ainda não há um sistema de armazenamento adequado para o café no estado. Sendo assim, é necessário que a comercialização seja rápida.

A maior parte da produção é entregue nas unidades de beneficiamento localizadas em Cuiabá, Tangará da Serra e Juína.