ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Prefeito de Aripuanã se reúne com representantes da mineradora Nexa para discutir avanços no projeto

Data: Sexta-feira, 23/11/2018 11:03
Fonte: Agência de Notícias da AMM

O prefeito de Aripuanã, Jonas Rodrigues da Silva (Jonas Canarinho), se reuniu na última segunda-feira (19) com os representantes da empresa Nexa Resource para discutir o andamento do projeto de exploração mineral no município. A reunião aconteceu na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM e serviu para expor os avanços no projeto.

Com um investimento previsto de R$ 675 milhões, o projeto Aripuanã é o primeiro empreendimento da Nexa em Mato Grosso. Ele tem como propósito a exploração e beneficiamento de zinco, chumbo e cobre na Serra do Expedito. A estimativa é que o trabalho dure por no mínimo 15 anos e gere 1000 vagas de emprego na fase de construção e 600 vagas na fase de operação (prevista para iniciar em 2021).

Para Jonas Canarinho, é grande a expectativa sobre a implantação do empreendimento no município. “Um empreendimento dessa grandeza tem a capacidade de influenciar positivamente no desenvolvimento econômico e social do município. Por isso, a Prefeitura Municipal trabalha apoia o trabalho da Nexa no processo de implantação e atua para garantir a vinda de melhorias para a população”, ressaltou.

Durante a reunião foram discutidos os estágios do processo de licenciamento junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). “Já recebemos da Sema a licença prévia do projeto e protocolamos o pedido para liberação da licença de instalação. A partir dessa concessão, a empresa estará autorizada a iniciar as obras do projeto”, explicou o consultor de responsabilidade social, Sérgio Oliveira.

Outro ponto levantado foi a recente invasão da área cuja empresa detém os direitos de exploração por garimpeiros. “A propagação de boatos levaram cerca de três mil pessoas a invadirem essa área em busca de ouro. Estamos preocupados com o impacto que essa invasão pode ter no território e na cidade”, disse o consultor.

O prefeito afirmou que a prefeitura já está mobilizada para a solução da questão, inclusive tendo agendado uma reunião que deve contar com a participação do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Polícia Federal e garimpeiros.

Estiveram presentes na reunião o gerente-geral do projeto, Marcelo Costa, o gerente jurídico da Nexa, Guilherme Simões, e o diretor presidente da Companhia de Mineração do Estado de Mato Grosso (Metamat), Roberto Vargas.

Compensação

O prefeito solicitou aos representantes da Nexa informações sobre as ações de compensação previstas no Plano de Controle Ambiental (PCA) do Projeto Aripuanã. Ele frisou que, o executivo municipal pode contribuir apontando as necessidades principais do município e sugerindo ações mitigadoras de maior impacto para a cidade.

Jonas pediu que seja estudada a possibilidade de incluir investimentos na ponte de madeira sobre o rio Aripuanã, no projeto que tramita na Sema. “Seria muito benéfico ao município e ao estado a substituição da estrutura de madeira por concreto, desta que é uma das maiores pontes do estado de Mato Grosso”, avaliou.

A prefeitura e a empresa já firmaram o compromisso de ampliar o atendimento de urgência e emergência do Hospital Municipal Santo Antônio, com aumento do número de leitos e aquisição de equipamentos. Por meio de uma parceria firmada com a Secretaria Municipal de Educação, também serão realizados investimentos através do programa Votorantim pela Educação, beneficiando mais de três mil alunos. As ações foram incorporadas aos PCAs do projeto.