ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Samu realiza atualização para servidores que atuam no trânsito

Samu realiza atualização para servidores que atuam no trânsito

Data: Sexta-feira, 09/11/2018 08:59
Fonte: Cenário MT

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) realizou na última terça-feira (06.11) a entrega dos certificados aos participantes do 1º Curso de Capacitação para Condutores de Veículos de Emergência e Primeiros Socorros. Os 34 profissionais, Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem que possuem a carteira de habilitação categoria A, são servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A capacitação, realizada entre os dias 03 e 05 de setembro/2018, em período integral, com etapas na Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e na Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (ESP/MT), teve como objetivo principal a atualização e aperfeiçoamento de todos os aspectos relacionados ao trânsito e às legislações vigentes, a revisão das políticas de urgência e emergência com alinhamento direto de todas as ações e condutas e instrumentos utilizados para um atendimento pré-hospitalar (APH) adequado.

“A realização desta capacitação resulta na devida busca da continuidade de um atendimento resolutivo, que age no momento certo e do modo adequado, fornecendo a equipe e aos clientes que solicitam um serviço mais seguro, de qualidade e que minimizará toda e qualquer intercorrência evitável no trânsito, ou seja, ações e condutas de pilotagem segura”, explicou Bruna Santiago, superintendente do Samu.

O curso foi realizado a partir do Núcleo de Educação em Urgências (NEU/Samu/MT), em parceria com a Semob e Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móvel) da Polícia Militar.  Esta última teve sua parceria concretizada com o Samu neste ano. “A realização dessa capacitação só foi possível pela junção, união e concretização de ações entre a gestão do Samu e seus parceiros”, afirmou Bruna.

Também foram capacitado os servidores que atuarão no serviço de motolância que será implantado no município de Jaciara ainda este ano, e servidores dos seguintes municípios que apresentam o Samu em pleno funcionamento: Juína, Cotriguaçu, Tangará da Serra, Jaciara, Aripuanã, Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Poconé, Chapada dos Guimarães, Cuiabá e Várzea Grande. Em Confresa, se iniciou o processo de implantação de uma base descentralizada de suporte básica.