ARIPUANÃ, Quinta-feira, 18/04/2024 -

NOTÍCIA

Febre aftosa: segunda etapa de vacinação é lançada oficialmente em Mato Grosso

E o foco agora é proteção contra a febre aftosa.

Data: Domingo, 04/11/2018 19:40
Fonte: Por Canal Rural/ Luiz Patroni

No estado que concentra o maior rebanho bovino do país, com cerca de 30 milhões de cabeças, o trabalho para garantir a sanidade dos animais é uma missão seguida à risca pelos pecuaristas. E o foco agora é proteção contra a febre aftosa. A segunda etapa da campanha de vacinação contra a doença foi lançada oficialmente hoje em Mato Grosso.

Entre os dias 01 e 30 de novembro, os pecuaristas devem vacinar todos os bovinos e bubalinos com idade entre 0 e 24 meses de idade. Já no Pantanal a vacinação é completa, ou seja, todos os animais – independente da idade – devem ser imunizados. De acordo com o Indea, a expectativa é de que ao todo 13,6 milhões de animais sejam vacinados durante a campanha. A venda das vacinas será liberada nesta quarta-feira (31).

Vale lembrar que além de proteger o rebanho também é preciso comunicar ao Indea. O prazo para levar ao órgão a relação dos animais imunizados, junto com a nota fiscal de compra das vacinas, vai até o dia 10 de dezembro.

Livre da aftosa há 22 anos, Mato Grosso caminha para a retirada total da vacinação. Em 2019, será realizada a última etapa da imunização no município de Rondolândia, parte do município de Colniza e algumas propriedades de Comodoro, Juína e Aripuanã.

De acordo com o Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa,  o estado estará livre da vacinação a partir de maio de 2021, quando está prevista a última campanha de imunização por aqui.

No estado que detém o maior rebanho bovino do país, conquistar o certificado de território livre da doença sem vacinação será uma vitória que, consequentemente, abrirá as portas dos mercados mais exigentes para a carne produzida em Mato Grosso.