ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Creci MT autua falsos corretores de imóveis em Juína

Data: Quarta-feira, 03/10/2018 19:44
Fonte: Juína News

O mercado de trabalho ultimamente vem sofrendo muito com pessoas que se dizem profissionais em vários ramos de mercado, porém em muitos casos, são apenas amadores que tentam se passar por pessoas formadas e credenciadas.

No mercado de vendas de imóveis não é diferente, existem pessoas que não possuem autorização e insistem em atuar na profissão de corretor de imóveis.

Diante disso o CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) enviou a Juína, dois servidores estão realizando fiscalização com objetivo de coibi o exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis, e em dois dias na cidade, 9 pessoas já foram autuadas pela autarquia.

O CRECI é uma autarquia federal de fiscalização que tem como finalidade normalizar, fiscalizar e orientar a profissão de corretor de imóveis que preza pela segurança da sociedade e dos profissionais e imobiliárias que trabalham legalmente.

Ojasto Firmino Pires Júnior, coordenador da fiscalização do CRECI, falou ao Juína News que o objetivo da fiscalização é de coibir o exercício ilegal da profissão no município de Juína, retirando de circulação os falsos corretores de imóveis que não possuem credenciais para o exercício da profissão, ressaltando que na cidade existem vários corretores que estão credenciados pelo conselho, e lembrou ainda que as pessoas ao procurarem os serviços de um falso corretor podem correr o risco de cair em ciladas e obterem grandes prejuízos com promessas vantajosas que são feitas por esses falsos corretores.

O primeiro passo para se identificar um falso corretor, é pedir a credencial do mesmo nos primeiros contatos, sendo que essa credencial poderá de pessoa física ou jurídica, caso a o suposto corretor não apresente a credencial do CRECI devidamente nítida e com um número de inscrição do mesmo junto ao órgão, não confie, não faça negócio, pontuou Ojasto Firmino.

Peterson Lauro, agente de fiscalização disse que trabalham em parceria com a Polícia Militar, onde sempre estão buscando coibir a pratica ilegal da profissão e encaminhar as pessoas autuadas para uma delegacia mais próxima para que um boletim de ocorrências ficando a disposição das penalidades da lei.

Nas noves notificações feitas em Juína algumas foram necessários contar com o apoio da polícia, e foram encaminhadas para a delegacia municipal de polícia, onde a pessoa autuada pode pegar uma pena que varia entre 03 meses a 06 anos de reclusão, sendo a pena aplicada por um juiz da comarca onde são feitas as atuações.

Peterson ressaltou ainda que as pessoas tenham um cuidado especial na hora de contatar um corretor de imóveis, e identificá-lo de forma correta, evitando dessa forma danos maiores e prejuízos financeiros.

Para denunciar falsos profissionais que atuam no ramo de imobiliária e corretor de imóveis a pessoa deverá ligar para o número 0(XX) 65 3623-4880 ou no site do CRECI-MT.