ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Advogado invade fórum e agride juiz com soco no olho em MT

Data: Quinta-feira, 27/09/2018 12:30
Fonte: FOLHA MAX

O juiz Jorge Hassib Ibrahim, de Paranatinga, foi agredido por um advogado, identificado apenas como Homero, dentro de seu gabinete no fórum da cidade. Segundo as informações, o jurista invadiu o gabinete e desferiu um soco no rosto do magistrado.

O juiz sofreu um ferimento grande no olho. Ele foi levado para uma unidade de saúde para receber atendimento médico. Também foi levado ao IML (Instituto Médico Legal) para passar por exame de corpo e delito e deve comparecer a delegacia de Polícia para prestar depoimento.

Não há informações sobre o motivo que levou o advogado a agredir o magistrado. Ele foi contido por servidores do fórum e preso pela Polícia Militar.

A situação gerou um alerta na magistratura estadual. O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rui Ramos Ribeiro, se desloca para o município para averiguar a situação. Um dos seus compromissos, além de conversar com o magistrado, será se reunir com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no município.

Ele ainda deve anunciar medidas para garantir a prestação jurisdicional na cidade. Isso porque, Jorge Hassib Ibrahim seria o único por responder pela área cível na cidade.

REPÚDIO

A OAB de Mato Grosso emitiu uma nota oficial repudiando o ato de seu filiado. Ele deve responder a procedimento ético-disciplinar na entidade.

“A OAB-MT não aceita, não tolera e não  compactua com o uso de violência em quaisquer de suas formas, razão pela qual, respeitado e garantido e devido processo legal, não se furtará de cumprir e fazer cumprir seu papel correcional”, diz trecho da nota.

Íntegra da nota da OAB:

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) – frente ao lamentável episódio ocorrido na tarde desta quarta-feira  (26), onde um de seus inscritos agrediu fisicamente um magistrado em Paranatinga/MT - vem a público repudiar o ato e informar que adotará com firmeza medidas administrativas perante seu Tribunal de Ética e Disciplina (TED). 

A OAB-MT não aceita, não tolera e não  compactua com o uso de violência em quaisquer de suas formas, razão pela qual, respeitado e garantido e devido processo legal, não se furtará de cumprir e fazer cumprir seu papel correcional. 

De igual modo, a instituição registra que velará pelo respeito às prerrogativas legais dos envolvidos, solidarizando-se com a magistratura matogrossense, bem ainda com todos aqueles que se indignam com atitudes desta natureza. 

Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso