ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Nexa está perto de obter licença para projeto de zinco em Aripouanã

Data: Quarta-feira, 15/08/2018 18:28
Fonte: Por Renato Rostás/ Valor

A Nexa Resources, do grupo Votorantim, está perto de conquistar uma licença ambiental para seguir tocando seu projeto de zinco, com produção também de chumbo e cobre, em Aripuanã (MT). Segundo o presidente da companhia, Tito Martins, a licença de instalação provavelmente será concedida nos próximos dois a três meses.

Essa mina terá capacidade para produzir cerca de 1,8 milhão de toneladas por ano e o investimento deve somar cerca de US$ 400 milhões. Para o presidente da Nexa, este é o próximo grande projeto minerário depois do S11D, da Vale, no Pará.

Ao participar de evento realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) na Fundação FHC, em São Paulo, o executivo disse que a região no entorno da área a ser explorada foi toda mapeada, inclusive para saber como contribuir com o desenvolvimento local, algo que ele julga ser essencial, principalmente hoje. "É o carro-chefe do nosso negócio. Queremos ser uma empresa confiável e inteligente, e qualquer mineradora que quer progredir atualmente precisará pensar no desenvolvimento social e na sustentabilidade ambiental", comentou. No lado ambiental, Martins lembrou que os rejeitos são armazenados por empilhamento a seco no projeto Aripuanã.

A decisão da Nexa de reforçar sua relação com as comunidades afetadas e demonstrar preocupação ambiental, com casos já estabelecidos, foi importante para ajudar a conquista do licenciamento ambiental necessário para o projeto Aripuanã, segundo Martins, que concedeu entrevista após sua participação em evento. Um dos fatores importantes para auxiliar nesse processo regulatórios foi a decisão de reutilização total da água usada no projeto, além do empilhamento de rejeitos a seco, disse o executivo.

Martins acredita que nos próximos dois a três a meses a licença de instalação será emitida para Aripuanã. No cronograma oficial, dentro de aproximadamente dois anos o projeto de zinco, cobre e chumbo deve iniciar a produção. Sobre o zinco, carro-chefe da Nexa, o executivo considera o desempenho recente injustificado. Para ele, há uma instabilidade de preços para todos os metais, por conta de preocupações com a economia global e, especificamente, com a chinesa, mas os fundamentos econômicos da commodity estão inalterados. "Acredito ser injusta uma performance até abaixo dos outros metais."

Na abertura do evento, Walter Alvarenga, presidente do Ibram, citou as difíceis condições para se instalar novos projetos no Brasil, mencionando a infraestrutura deficitária e o escasso acesso a crédito, a termos desinteressantes