ARIPUANÃ, Terça-feira, 21/08/2018 -

NOTÍCIA

Usina conclui recuperação de rio após multa milionária por desastre ambiental

Data: Segunda-feira, 06/08/2018 15:39
Fonte: GAZETA DIGITAL

Após o rompimento da barragem que contaminou o rio Tenente Amara, localizado em Jaciara (144 km ao sul de Cuiabá) com resíduos tóxicos, a Usina Porto Seguro informa que concluiu a reparação do desastre ambiental causado no local, que resultou numa multa deR$ 5,7 milhões aplicada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). Agora a empresa precisa cumprir outras adequações técnicas e apresentar documentos em atendimento às notificações da Sema.

O local é conhecido pelas atividades de rapel e rafting feitos na Cachoeira da Fumaça e recebe turistas de várias partes do mundo para a prática de esportes radicais que foram suspensas em razão após o rompimento da barragem.

O acidente aconteceu no último dia 25 de julho, quando a barragem de uma lagoa de vinhaça, resíduo da destilação de cana de açúcar, se rompeu durante um trabalho de manutenção e levou ao escoamento dos resíduos para o rio.

Ao todo, 9 autos de inspeção, notificação, infração e termo de embargo foram emitidos pela Sema para a usina responsável pela poluição ambiental, onde foi constatado risco de um novo acidente. A multa, de acordo com a Sema, é referente ao crimes ambientais e descumprimento do embargo anterior.

Divulgação

Segundo a empresa, 4 das notificações foram concluídas em relação a reparação na lagoa de contenção, onde houve o vazamento. Outras 4 estão com mais 70% das obras realizadas, sendo o produto reutilizado ou drenado. Apenas uma permanece pendente, aguardando retorno da Sema sobre análise de outorga de uso de recursos hídricos.

Ainda conforme a Usina Porto Seguro foi feita a apresentação de novo projeto de contenção, que prevê construção de duas novas e inutilização parcial da barragem onde houve o acidente. Também se comprometeu em fazer destinação adequada dos Resíduos Sólidos, limpeza da área de lixão e apresentação dos Alvarás de prevenção contra incêndio e pânico.