ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Pacto das Águas recebe estagiários do IFMT em Aripuanã

Data: Segunda-feira, 23/07/2018 22:37
Fonte: TOP NEWS

Um grupo de cinco estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Juína, estão tendo a oportunidade de realizar estágio curricular nas atividades do Projeto Pacto das Águas em Aripuanã. A ação é resultado de um termo de cooperação firmado entre as duas instituições.

O acordo firmado no início de 2018 tem validade de dois anos e acompanhará o desenvolvimento do projeto. A estudante Edivânia de Carvalho Santos, moradora de Aripuanã, explica que a escolha pelo Pacto das Águas, se deu pelo fato de a instituição trabalhar com projetos ambientais que estão relacionados à área de pesquisa.

“Tive a oportunidade de visitar recentemente a Resex Guariba Roosevelt, uma comunidade ribeirinha, onde pude acompanhar a convivência entre os povos da região, e como funciona o Projeto Pacto das Águas na localidade. Foi uma experiência muito boa”, comenta Edivânia.

O coordenador técnico do projeto, Emerson de Oliveira Jesus, ressalta que é por meio do Pacto das Águas que as atividades são desenvolvidas. “Temos imensa alegria em receber equipes de estagiários na nossa instituição, pela segunda vez. Seria interessante que esses futuros profissionais continuassem atuando na nossa região, que é muito carente de profissionais da área”, lembra.

A cooperação também permite o desenvolvimento de atividades de ensino pesquisa e extensão nos temas de trabalho do Pacto das Águas. Não é a primeira vez que o Pacto recebe estagiários do Instituto Federal. A associação também participa frequentemente de atividades educativas, dando palestras e expondo os resultados do trabalho desenvolvido há mais de 10 anos na estruturação de cadeias produtivas da sociobiodiversidade junto a povos indígenas e comunidades tradicionais.

“Nossa proposta é integrar essa relação homem-floresta e acreditamos, através de nosso trabalho, que é possível gerar renda para as comunidades extrativistas, povos indígenas e agricultores familiares, a partir da floresta em pé”, afirma Everaldo Dutra dos Santos, coordenador institucional e presidente do projeto.

Sobre o projeto

O Projeto Pacto das Águas é patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental e tem como objetivo geral promover o uso sustentável da sociobiodiversidade, com povos indígenas e comunidades tradicionais das Terras Indígenas Japuíra e Escondido e da Reserva Extrativista Guariba Roosevelt. As ações são parte de uma estratégia de emissões evitadas para mitigação do aquecimento global e das mudanças climáticas pela conservação da floresta em pé no Noroeste de Mato Grosso.