ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Avião transportando aproximadamente 150 kg de maconha faz pouso forçado em fazenda em MT

Data: Quarta-feira, 18/07/2018 12:40
Fonte: Só Notícias/Cleber Romero (fotos: assessoria)

Um avião Neiva modelo EMB-720D, prefixo PT-RJZ fez um pouso forçado em uma fazenda localizada na MT-457, cerca de 10 km de Jaciara (142 quilômetros de Cuiabá), ontem. Na aeronave foram encontradas várias mochilas com tabletes de maconha. A Polícia Federal de Rondonópolis informou, ao Só Notícias, que foram apreendidos cerca de 150 kg da droga.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado pela Polícia Militar, um sargento que estava visitando parentes na fazenda contou que dois homens haviam pousado o avião procurando por combustível e notou que um deles estava armado. Sem conseguir reabastecer, eles decolaram e, pouco tempo depois, fizeram um pouso forçado em outra propriedade.

Ainda segundo o registro policial, os criminosos foram flagrados descarregando  os entorpecentes. Os policiais deram voz de prisão, mas somente o piloto acatou. O outro suspeito que possivelmente estava armado entrou na mata e conseguiu fugir. Foram feitas buscas, mas ele não foi encontrado.

Após a prisão, o piloto contou aos militares que havia sido sequestrado,  obrigado a realizar o transporte da droga e negou conhecer o suspeito que foragiu. A versão ainda será investigada pela Polícia Federal.

Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro, o avião apreendido pertence a uma empresa de serviço de táxi aéreo e locação em Novo Aripuanã, no Amazonas. Consta no sistema que tem capacidade para transportar até seis pessoas. Está com Situação de Aeronavegabilidade normal e Certificado de Aprovação (CA) previsto para vencer em outubro de 2021.

Ontem, cerca de 340 quilos de cloridrato de cocaína foram apreendidos pela Polícia Civil, dentro de uma aeronave caída na zona rural de Pontes e Lacerda (442 km de Cuiabá). A droga apreendida está avaliada em R$ 5 milhões.

O piloto da aeronave, de 59 anos, descendente nacional da República Dominicana, e um boliviano, de 47, foram autuados pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico internacional de drogas. Outros dois, de 29 e 39 anos, trabalhadores de uma propriedade agrícola da região, foram autuados em flagrante por furto qualificado pelo concurso de pessoa, tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Eles teriam visto a queda do avião e pego parte da droga e enterrado.