ARIPUANÃ, Segunda-feira, 15/10/2018 -

NOTÍCIA

Secretário de Turismo de Aripuanã participa de Workshop de Turismo em Cuiabá

O evento aconteceu na sexta-feira, 08 de junho, no Hotel Paiaguás na Capital.

Data: Terça-feira, 12/06/2018 12:50
Fonte: TOP NEWS

O secretário de Meio Ambiente e Turismo de Aripuanã Cleverson Veronese participou na manhã de sexta-feira, (08) de junho, do Workshop de Turismo realizado em Cuiabá. O evento aconteceu das 08 às 12 horas, no Hotel Paiaguas, com o tema Turismo Desafios e Oportunidades, organizado pela SEADTUR, através da coordenadoria de Estruturação e Qualificação do Turismo.

Conforme o secretário Veronese, o evento proporcionou a troca de experiências com os demais destinos que trabalham com o turismo de eventos, inclusive na troca de conhecimentos sobre Ecoturismo.

“Nossa participação teve como objetivo o aprendizado para o desenvolvimento de um plano de ação, integrando a iniciativa privada e a iniciativa pública para o município, pensando nos próximos anos e também a estruturação de pauta, eventos para organização e desenvolvimento do turismo na cidade”, disse Cleverson.

Este evento faz parte de um circuito de palestras da Associação Brasileira de Turismo Aventura (ABETA), que foram organizadas pela SEADTUR e ABETA, visando a qualificação e formatação do Turismo de Aventura nas localidades envolvidas, os municípios contemplados foram: Chapada dos Guimarães no dia 04, Nobres no dia 05, Jaciara no dia 06, finalizando em Cuiabá no dia 08, onde a ABETA esteve participando do Workshop de Turismo, na pessoa do Diretor Luiz Del Vigna.

A abertura do evento foi feita pelo Secretário Adjunto de Turismo Jaime Okamura, que convidou o Leopoldo Mendonça Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, para fazer uma fala sobre os desafios e oportunidades do turismo em Mato Grosso.

A Diretora Técnica da Paraná Turismo, Deise Bezerra, fez uma pequena abordagem sobre a Gestão Integrada do Turismo no Estado do Paraná. A Diretora Técnica da Paraná Turismo da IGR Turismo ADETUR Cataratas, Fernanda Fedrigo, fez uma explanação sobre a experiência na Gestão Integrada a Instância de Governança Regional de Cataratas do Iguaçú no Paraná.

Vitória da Riva, proprietária da RPPN Cristalino e do Hotel de Selva Cristalino Lodge, falou sobre a experiência no seu empreendimento que é especializado em observação de pássaros, macacos e borboletas,

A palestra principal foi proferida pelo representante da ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), Luiz Del Vigna, que fez uma abordagem do Turismo Aventura no Mundo, no Brasil e trouxe uma boa discussão para a realidade de Mato Grosso, após ter realizado três outros eventos desta natureza em Chapada, Nobres e Jaciara.

Luiz alertou sobre as novas normativas que estão sendo implantadas para o Desenvolvimento de Novos Produtos Turísticos, chamou atenção dos órgãos competentes para exigência de certificação de regularidade para funcionamento, como alvarás, avaliação técnica de engenheiros credenciados pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura. Sua fala foi muito contemplativa nos aspectos de higiene, segurança, meio ambiente, capacidade de carga e precificação.

Pensando em toda a problemática que o turismo aventura enfrenta é que um Workshop foi realizado para discutir com os representantes do setor normas e técnicas que melhorem as condições de atendimento, confiram segurança aos visitantes e respalde a atividade que fomenta a economia no país, como outros setores.

No final, o secretário Jaime Okamura convidou a coordenadora de marketing da SEADTUR, Simone Lara, que fez uma abordagem sobre a importância dos eventos catalizadores de turismo para o estado e chamou o empresário Gabriel Maluf para apresentar o seu Case da Companhia de Aventura e do Malai Manso Adventure, a ser realizado no mês de julho, e o empresário Marcos do Ultramacho, para que pudesse também falar de suas experiências exitosas com o evento.

O evento foi encerrado com almoço de confraternização, a todos os participantes.