ARIPUANÃ, Terça-feira, 16/10/2018 -

NOTÍCIA

Mesmo com decisão judicial, recém-nascida aguarda transferência para UTI e corre risco de morte

Data: Domingo, 10/06/2018 17:21
Fonte: Olhar Direto/ Patrícia Neves

Foto: Patrícia Rodrigues

Mesmo com decisão judicial, recém-nascida aguarda transferência para UTI e corre risco de morte
 
Mesmo com uma decisão judicial, a recém-nascida, Maria Helena Rodrigues Coutinho, de 15 dias de vida, aguarda  por uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal em um hospital da capital do Estado.  Ela é moradora da cidade de Juína, a 730 km de Cuiabá.

A criança,  que foi diagnosticada com espinha bífida e vem apresentando crises convulsivas, permanece internada no Hospital Municipal de Juína (a 730 km de Cuiabá). Na madrugada da última sexta-feira (8), devido ao seu quadro de saúde apresentar piora, a pequena Maria Helena foi transferida para uma incubadora.

Sem uma alternativa, nesta semana, os pais de Maria Helena ingressaram com uma ação para garantir que a pequena tivesse acesso a uma UTI neonatal, assim como fosse transferida para um hospital por meio de  uma UTI aérea. 

Mediante a complexidade do caso, o o juiz Fábio Petengill, da Primeira Vara Cível de Juína, determinou no último dia 7, que o Estado adotasse as devidas medidas para o tratamento da menina. Em caso de descumprimento a multa seria de  R$ 1 mil por dia. 

Na manhã de hoje, 10, a reportagem conversou com os pais da menina que informaram que desde o dia 26 de maio, data de nascimento da menina, aguardam uma solução que possa salvar a vida de Maria Helena.

No final dessa manhã, a mãe da criança Patrícia Rodrigues informou que uma vaga foi disponibilizada na UTI de Sorriso, mas só até estabilizar o quadro da menina. "Depois vão tentar a cirurgia", explicou. No entanto, até a veiculação da reportagem a transferência não havia sido realizada. 

Ao G1, a   Secretaria de Saúde do Estado, informou que a menina será encaminhada para o Hospital Geral Universitário, mas ainda aguardam por uma vaga na UTI da unidade de saúde.