ARIPUANÃ, Terça-feira, 19/03/2024 -

NOTÍCIA

Criança de dois anos morre com suspeita de influenza H1N1; em 16 dias, 4 pessoas

Data: Quinta-feira, 17/05/2018 17:17
Fonte: OLHAR DIRETO

Uma criança, de dois anos, morreu nesta quarta-feira (16), com suspeita de influenza tipo H1N1, em Primavera do Leste, (a 239 quilômetros de Cuiabá).  A criança havia dado entrada no Hospital das Clínicas na segunda-feira (14), com um quadro de insuficiência respiratória, porém ela não resistiu e foi a óbito. 

Esta é a quarta morte sob suspeita em um período de 16 dias. Os outros três casos foram registrados com um empresário e duas crianças, sendo uma de sete anos e outra com 18 meses. 

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, a confirmação da causa da morte só é possível a partir de exames laboratoriais, conforme as recomendações e validações do Ministério da Saúde. Ficou sob responsabilidade do hospital fazer a coleta do exame laboratorial.
 
Além disso, um procedimento de investigação do caso será aberto por meio da Câmara de Investigação de Óbito, composta por equipe multiprofissional. O procedimento é comum para mortes de crianças menores de cinco anos. Geralmente o levantamento de informações para a conclusão da investigação é feita no período de um mês.
 
Com a morte da criança, o número de óbitos sob suspeita de influenza sobe para 30, conforme informações da Secretaria do Estado e Saúde (Ses). Além disso, cinco mortes pela doença infecciosa foram confirmadas em Mato Grosso. A notificação total de casos suspeitos subiu de 102 para 275 nesse mesmo período, dos quais 61 foram confirmadas.
 
Campanha

O Dia D da campanha contra a gripe influenza aconteceu no último dia 12. Em Mato Grosso ela não ocorrerá  nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, que transferiram a data para 19 de maio, e Cláudia que realizará o Dia D no próximo dia 20.

Mato Grosso já recebeu até agora 593 mil doses da vacina, o que representa 70% do total previsto para atender a demanda, que é de 850 mil doses para um público alvo de 773.050 pessoas.

A previsão do Ministério da Saúde é de que Mato Grosso receba mais 85 mil doses no início da próxima semana.

Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda do trato respiratório, com elevada transmissibilidade, podendo ser contraída várias vezes ao longo da vida, podendo se manifestar de forma mais ou menos grave. Existem vários tipos e subtipos do vírus Influenza. 

Contudo, apenas os vírus A e B causam doença com impacto significativo na saúde humana. A influenza ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente nos meses do outono e do inverno, quando as temperaturas caem, principalmente no sul e sudeste do país. No Estado do Mato Grosso ocorre a circulação de vírus da Influenza Sazonal A H3 e B.