ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Irmão de Paulo Taques se entrega ao Gaeco após ser declarado foragido

Data: Quarta-feira, 09/05/2018 18:25
Fonte: Gazeta Digital

Pedro Jorge Zamar Taques, irmão do ex-secretário de Casa Civil, Paulo Taques, se entregou no fim da manhã desta quarta-feira (9) ao Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco). Ele era considerado foragido na Operação Bônus, um desdobramento da Operação Bereré que investiga um esquema de pagamento de propina envolvendo contratos do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT). 



Pedro Jorge Zamar Taques, irmão do ex-secretário  chefe da Casa Civil, Paulo Taques

Agentes do Gaeco estiveram na residência do advogado e não o localizaram. O escritório que tem Paulo Taques e Pedro Jorge como sócios foi alvo de mandado de busca e apreensão.

Segundo informado pelo Ministério Público, a operação Bônus é resultado da análise dos documentos apreendidos na 1ª fase da Bereré, dos depoimentos prestados no inquérito policial e colaborações premiadas.

A Bônus tem como objetivo desmantelar organização criminosa instalada dentro do Detran para desvio de recursos públicos.

Foram expedidos, pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, 6 mandados de prisão preventiva e 5 de busca e apreensão em Cuiabá, São Paulo e Brasília. As ordens partiram do desembargador José Zuquim Nogueira.


Dos 6 mandados de prisão, 5 já foram cumpridos. Além de Paulo Taques, estão presos o deputado estadual Mauro Savi (DEM), que também foi afastado do Parlamento Estadual e os empresários Roque Anildo Reinheimer, Claudemir Pereira dos Santos, vulgo “Grilo” e José Kobori. Todos estão sendo encaminhados ao Gaeco e, à tarde, passarão por audiência de custódia.

Participaram da operação Bônus o Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco) Criminal e o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco).