ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Mato Grosso está presente na 45ª Cosalfa que discute ações para erradicação da febre aftosa na América do Sul

Data: Sexta-feira, 20/04/2018 15:34
Fonte: CENÁRIOMT COM ASSESSORIA

A presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), Daniella Bueno, participa nos dias 19 e 20 de abril, da 45ª Reunião Ordinária da Cosalfa (Comissão Sul-Americana para a Luta contra a Febre Aftosa), realizada em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia. Daniella também estará representando o Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), onde ocupa a cadeira de vice-presidente do fórum.

A comitiva mato-grossense conta ainda coma a participação de um representante da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), e um representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MT), que também são membros da Equipe Gestora do Plano Estratégico Estadual do Programa Estadual de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa 2017-2026.

Durante a 45ª Cosalfa devem ser apresentadas a situação sanitária dos Programas Nacionais de Erradicação da Febre Aftosa nos países membros da comissão; avanços e desafios do Programa Nacional de Febre Aftosa na Bolívia; Controle e Erradicação do foco de Febre Aftosa na Colômbia, que servirá para conhecer o trabalho feito no país, após o registro de focos de febre aftosa ocorridos neste mês e em julho de 2017; entre outros assuntos que devem entrar em pauta como a criação do banco de vacinas contra a aftosa.

A proposta de criação do banco de vacinas contra a aftosa, o Banvaco, feita pelo Brasil na reunião da Cosalfa, em abril de 2017, também será discutida. “O Brasil assumirá a liderança na criação do banco para ter a garantia de suprimento do produto, se necessário, mesmo adotando um plano de retirada gradual da vacinação. É preciso um estoque para utilização em situações estratégicas e em eventuais surtos, contra enfermidades que possam acontecer em qualquer parte das Américas”, afirmou o diretor.

Criada em 1972, a Cosalfa tem a finalidade de avaliar o progresso alcançado pelos programas nacionais de controle e erradicação da febre aftosa na América do Sul, e recomendar ações para esses programas, assegurando a integração regional de ações de intervenção. Os 13 países membros da Cosalfa são: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Venezuela e Uruguai.

Participam como observadores da reunião Cosalfa representantes dos serviços veterinários oficiais, as organizações de produtores agropecuários, a indústria de transformação animal, a indústria farmacêutica veterinária, os laboratórios de diagnóstico, as Universidades, os institutos de investigação e as agências de cooperação técnica e financeira nacionais e internacionais, entre outros.