ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

8 deputados estaduais já mudaram ou articulam mudança de sigla; bancada do DEM na vantagem

Data: Domingo, 01/04/2018 19:11
Fonte: RD NEWS/ Jacques Gosch

Até o momento, oito deputados estaduais mudaram ou articulam mudança de partido. A janela legal encerra dentro de uma semana, em 7 de abril.

A bancada do DEM é a mais beneficiada pelo troca-troca partidário. Após iniciar a legislatura somente com Dilmar Dal Bosco, cresceu com a adesão do presidente da Assembleia Eduardo Botelho, Mauro Savi e Adriano Silva, suplente que devolve a vaga para o titular Max Russi na próxima semana. Todos são egressos do PSB e oficializaram a mudança de partido em ato político no último dia 23.

Arquivo

botelho_savi_max

Presidente da AL Eduardo Botelho e deputados Mauro Savi e Max Russi deixam PSB e vão à disputa em outras siglas

Max também é do PSB, mas não acompanha os colegas ao DEM. Ao que tudo indica, o chefe da Casa Civil adere ao PSDB do governador Pedro Taques e também mantém conversações com o Pros.

Oscar Bezerra também está deixando o PSB. No entanto, ainda não definiu a qual sigla vai aderir e está avaliando convites do DEM e do PV, o que considera remota a possibilidade por ser sojicultor e madeireiro.

A bancada do PSB só não será extinta porque Allan Kardec, que já deixou o PT, está aderindo à sigla socialista. Apesar da resistência do presidente em Mato Grosso, deputado federal Valtenir Pereira, a filiação deve ser confirmada na próxima semana através de articulação com o diretório nacional. Caso não consiga ingressar no PSB, Allan tem duas alternativas. Cogita filiação no PDT ou no PCdoB.

O deputado estadual Adalto de Freitas, o Daltinho, também mudou de partido. Trocou o Solidariedade pelo recém-criado Patriota.

Outro que mudou de partido foi Leonardo Albuquerque. O líder do governo deixou o PSD e aderiu ao Solidariedade para concorrer a deputado federal.

Até o momento, os outros 16 deputados estaduais não manifestaram intenção de mudar de partido. Como o prazo encerra em 7 de abril, surpresas e reviravoltas no tabuleiro político ainda podem acontecer.