ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Ex-deputado do Paraná, Luciano Pizzatto morre em quarto de hotel em Brasília

Ele teve mal súbito na madrugada desta quarta-feira (21), em um dos hotéis mais tradicionais da capital federal.

Data: Quarta-feira, 21/03/2018 13:18
Fonte: Por Alana Fonseca, G1 PR*, Curitiba
 
 
 
Ex-deputado federal do Paraná, Luciano Pizzato, é encontrado morto em Brasília

Ex-deputado federal do Paraná, Luciano Pizzato, é encontrado morto em Brasília

 

O secretário de representação no Paraná em Brasília, Luciano Pizzatto, morreu na madrugada desta quarta-feira (21), no Hotel Nacional de Brasília. Ex-deputado federal e estadual, Pizzatto completaria 61 anos na sexta-feira (23).

Ele teve um mal súbito pouco antes da 1h desta quarta-feira, no quarto do Hotel Nacional, que fica na Asa Sul, próximo à Rodoviária do Plano Piloto – área central de Brasília.

A informação da morte foi confirmada pela assessoria de imprensa da vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP). Pizzatto acompanhava Cida em uma agenda em Brasília.

Segundo a Polícia Militar (PM), uma testemunha, que disse estar junto no momento da morte, relatou que ele tinha histórico de problemas cardíacos, que sofria de diabetes e que teve um mal súbito logo depois de deitar na cama.

Ainda conforme a testemunha, Pizzatto caiu da cama, bateu a cabeça na cômoda ao lado e cortou a testa. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado, tentou reanimá-lo, mas não conseguiu.

Em depoimento à Polícia Civil, que fez perícia no local ainda durante a madrugada, a testemunha disse que pediu socorro aos seguranças do hotel. Foi um subgerente quem acionou os militares e o Samu.

 
Luciano Pizzatto teve mal súbito na madrugada desta quarta-feira (21), em um dos hotéis mais tradicionais da capital federal (Foto: Luciano Pizzatto/Arquivo pessoal)

Luciano Pizzatto teve mal súbito na madrugada desta quarta-feira (21), em um dos hotéis mais tradicionais da capital federal (Foto: Luciano Pizzatto/Arquivo pessoal)

Quando eles entraram no quarto, encontraram o ex-deputado "praticamente morto" e tentaram reanimá-lo com massagem cardíaca "por várias vezes". O atestado de óbito foi registrado pelo Samu e o corpo, encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML).

 

O hotel em que a morte aconteceu é um dos mais antigos e tradicionais de Brasília, fundado ainda durante a construção da cidade. Nesta manhã, G1 entrou em contato com o Hotel Nacional de Brasília, por telefone e por e-mail, e aguarda um retorno sobre o ocorrido.

Até a última atualização desta reportagem, a causa do falecimento não tinha sido diagnosticada. O IML de Brasília informou, nesta manhã, que o corpo ainda passa por necrópsia e que não há uma previsão de horário para liberação.

 

Luto oficial de três dias

 

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB) decretou, na manhã desta quarta-feira, luto oficial de três dias pela morte de Pizzatto. Ele também determinou que a Casa Militar dê suporte para a liberação do corpo.

O velório do ex-deputado, conforme o governo estadual, deve ter início no começo desta noite, depois dos trâmites para translado do corpo, na capela do Palácio Iguaçu, em Curitiba. Ainda de acordo com o Governo do Paraná, o corpo de Pizzato, conforme desejo dele, será cremado.

Pela manhã, a vice-governadora do Paraná lamentou, no Facebook, a morte de Pizzatto. "Hoje o Paraná e o Brasil perderam Luciano Pizzatto, um dos maiores especialistas do país em meio ambiente. E eu perdi um grande amigo", escreveu.

O Governo do Paraná decretou luto oficial de três dias pela morte.

 
Pela manhã, a vice-governadora do Paraná lamentou, no Facebook, a morte de Pizzatto (Foto: Reprodução/Facebook)

Pela manhã, a vice-governadora do Paraná lamentou, no Facebook, a morte de Pizzatto (Foto: Reprodução/Facebook)

Carreira

Nascido em Curitiba no dia 23 de março de 1957, Pizzatto formou-se em engenharia florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele foi deputado estadual por um mandato e federal por quatro legislaturas.

Ele também presidiu a Companhia Paranaense de Gás (Compagás).

Especialista em direito socioambiental, publicou diversos trabalho sobre questões de meio ambiente. Pizzatto deixa esposa e três filhos.

*Colaborou G1 DF