ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Alunos indígenas do IFMT Juína comemoram aprovação em vestibular de direito e engenharia

Data: Terça-feira, 27/02/2018 20:38
Fonte: Da Assessoria

O município de Juína, onde está localizada uma unidade do instituto federal de educação ciência e tecnologia de Mato Grosso, possui 62% da sua área demarcada como território indígena, essa peculiaridade permite com que o campus tenha em seus cursos regulares vários alunos indígenas matriculados.

Recentemente com os resultados da prova do Enem e do Sisu o IFMT campus Juína registrou um alto índice de aprovações em exames vestibulares, foram quase 60 estudantes aprovados em instituições de ensino superior em várias partes do país, grande parte delas universidades públicas, dentre os alunos aprovados vale registrar a aprovação de dois alunos indígenas da etnia Rikbaktsa.

Os estudantes Alissom Ripin Rikbaktsa e Jackson Wakzemy Rikbaktsa, que além de alunos eram internos do IFMT Juína durante todo o curso, se destacaram e garantiram a aprovação no vestibular, ambos para instituições públicas, Alissom foi aprovado em engenharia florestal para o IFMT campus Cáceres e Jackson para o curso de Direito na Unemat de Cáceres.

Em conversa com a reportagem, Jackson revela que ele e o primo serão os dois primeiros indígenas da aldeia a sair para fazer faculdade fora de Juína, ele disse que sempre sonhou em fazer direito e que durante a estada no IFMT foi muito bem acolhido, sempre encontrou suporte por parte da instituição.

De acordo com o estudante toda a comunidade Rikbaktsa ficou feliz quando soube da aprovação, “estão se organizando para nos ajudar a ir pra lá, para ajudar nos manter lá em cáceres, estão todos estimulados, está servindo de exemplo para outros estudantes la da Aldeia a também sair e buscar um curso superior” comentou Jackson.

O diretor do IFMT campus Juína João França destacou a importância do trabalho de inclusão feito dentro da instituição, “sempre respeitando as questões étnico/culturais e oferecendo ensino de qualidade a esses estudantes, então essas aprovações mostram que o IFMT vem cumprindo com seu papel junto a comunidade”.