ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Na cidade de Juína estudantes do campus fica em segundo lugar em competição de inovação tecnológica

Data: Sábado, 24/02/2018 14:00
Fonte: Diário Prime

Juína. Estudantes de 16 anos de cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus Juína conquistaram o 2° lugar na Maratona Células Empreendedoras MT 2017. A competição envolveu o IFMT, a UFMT, a Unemat, as Escolas Técnicas Estaduais e a Univag. A etapa final e premiação ocorreu na noite desta quarta-feira (21) em Cuiabá, no Salão Clovis Vetorato, no Palácio Paiaguas.

A equipe do Campus Juína com a start up “Toper Bio – fraldas biodegradáveis” se destacou na competição desde a primeira etapa, garantindo vaga na final, onde conquistaram o segundo lugar. Um dos integrantes da equipe, o estudante Wanderson Perondi explicou que a ideia surgiu a partir da problemática do professor Aloizio Farias, cujo pai sofre com o Alzheimer, que é uma doença degenerativa. Ele sempre tinha a preocupação do que fazer com as fraldas depois do descarte. “A gente teve a ideia de substituir o plástico que é um polímero sintético feito a partir do petróleo por um plástico de polímero natural feito a partir do amido da mandioca”.

Sobre a conquista pelo IFMT o idealizador do Programa Células Empreendedoras afirmou que “já sentia desde a maratona do ano passado que o IFMT tem um diferencial em inovação. Alguma coisa acontece dentro do IF que não sei se a instituição é mais jovem, ou porque está mais vinculada à questão prática e de mercado. Mas se fizermos 10 maratonas o IF vai estar na frente porque de alguma forma a instituição tem práticas educacionais que favorecem a inovação. Isso atraiu a atenção do MEC e fez com que o Ministério da Educação transformasse o Programa Células Empreendedoras em um programa nacional para toda a rede de educação profissional e tecnológica”, frisou Genésio Gomes.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos Sávio avaliou positivamente o resultado da maratona, pois proporciona oportunidade aos jovens dos lugares mais longínquos de Mato Grosso colocarem e transformarem seus sonhos e ideias em realidade.  “Acompanhamos ideias para a melhoria da saúde, do transporte e da qualidade de vida da população. Tudo isso era sonho e estamos transformando em realidade. A maratona ocorreu no segundo ano consecutivo e vamos investir para a realização do terceiro ano”, garantiu Domingos Sávio.

O diretor de Pesquisa e Inovação do IFMT, José Luiz Siqueira, tembém considerou positivo o resultado do IFMT, pois a participação da instituição no Programa Células Empreendedoras desenvolveu um ecossistema de educação empreendedora de modo que os estudantes tenham suas perspectivas ampliadas com a possibilidade de empreender as suas próprias ideias e gerar negócios inovadores na economia de Mato Grosso e nas regiões onde estão localizados os campi.

Conheça a start up ToperBio fraldas biodegradáveis: Fraldas e absorventes feitos com plástico biodegradável a base de mandioca. Composta por: Mariana Sacht Nunes, Wagner Leandro Júnior, Anderson de Brito Almeida, Marcos Vinicius de Araújo Schmitt, Wanderson Perondi Lopes, Evandro Carlos de Oliveira – alunos dos cursos técnico integrado ao ensino médio do IFMT – Campus Juína. Tutores: Professor Aluísio de Farias e Ansselmo Ferreira dos Santos.