ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Terça-feira de Carnaval será abafada e com chuva na maior parte de MT

Moradores da comunidade quilombola Baixio, de Barra do Bugres, estão isolados desde o domingo

Data: Terça-feira, 13/02/2018 00:00
Fonte: 24 Horas News

 

 

 

Foto: Dario Neto - Chapada dos Guimarães - MT
 

Nesta terça-feira (13) de Carnaval, o dia será bastante abafado em todo o Centro-Oeste do Brasil. O calor, o fluxo de umidade que ventos trazem da Amazônia e a influência de áreas de instabilidade organizadas pela passagem de uma frente fria pela costa da Região Sudeste colaboram para o crescimento de nuvens carregadas sobre a Região.

 

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, todo o Centro-Oeste terá sol, com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia acompanhadas de raios.

 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre 10h00 do dia 11/02 e 10h00 do dia 12/02, horário de Brasilia, a cidade de Cuiabá acumulou 65, 3 milímetros de chuva.

 

O total de chuva acumulado em fevereiro até agora em 214,7 milímetros, superando em 3% a média para o mês que é de 209 milímetros. A chuva de Janeiro também ficou acima da média.

 

Passarela cai 

Os moradores da comunidade quilombola Baixio, no município de Barra do Bugres, a 169 km de Cuiabá, estão isolados desde o domingo (11) com a queda da passarela dá acesso ao local. Segundo os moradores, a estrutura não suportou o volume de água do Rio Jauquara após fortes chuvas que caíram na região.

 

A passarela foi construída em meados de 2015, quando a ponte que dava acesso à comunidade também cedeu e caiu. Ao todo, 48 famílias com mais de 200 pessoas estão isoladas, segundo os moradores.

 

 

Municípios em alerta

Dezesseis municípios de Mato Grosso atingidos por chuvas fortes recentemente são monitorados pela Defesa Civil estadual. Entre as medidas adotadas, o órgão realiza o acompanhamento da previsão do tempo para as áreas atingidas, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais.

 

Estão sendo monitorados, segundo o governo, os municípios de Rondonópolis, Poconé, Mirassol d'Oeste, Barra do Garças, General Carneiro, Alto Araguaia, São Félix do Araguaia, Campo Novo do Parecis, Cáceres, Juruena, Colniza, Cotriguaçu, São José dos Quatro Marcos, São José do Rio Claro, Várzea Grande e Cuiabá.

 

Desses municípios, três já decretaram situação de emergência. São eles: Rondonópolis, Poconé e Mirassol d'Oeste. Os dois últimos já tiveram a situação reconhecida pelo governo federal.