ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Mudas de árvores nativas são distribuídas para arborização em Aripuanã

São mais de 4 mil mudas. Plantas podem ser retiradas na Secretaria de Meio Ambiente.

Data: Segunda-feira, 12/02/2018 00:00
Fonte: TOP NEWS

 

 

A imagem pode conter: planta, árvore, atividades ao ar livre e natureza

 

Neste período considerado de chuvas na região noroeste do Estado de Mato Grosso, é realizado o desenvolvimento de milhares de mudas de variedades nativas de floresta amazônica que são fornecidas a comunidade para plantio nesta época.

 

Desta forma a Prefeitura Municipal de Aripuanã, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMATIC), desenvolve relevantes trabalhos em prol da recomposição florestal no município, tanto em áreas rurais que estão degradadas bem como no perímetro urbano.

 

As árvores trazem diversos benefícios, evitam a erosão e contribuem para a saúde do solo com as raízes, mantém a umidade do ar, providenciam oxigênio necessário para a vida, retém CO2, essencial para a manutenção de pelo menos 50% da biodiversidade do planeta, promovem ambientes sombreados para o lazer, fornecem chás, sementes, frutas, fibras, madeiras, resinas, pigmentos e medicamentos para o nosso dia-a-dia.

 

O trabalho que visa recompor áreas degradadas serve também para incentivar a comunidade a fazer do plantio de árvores um hábito, estimulando o reflorestamento e a consciência ambiental. Conforme o Secretário Cleverson Veronese, mais de 4.000 mudas nativas e exóticas foram adquiridas através de projeto em parceria com empresa Guaçu Geração de Energia.

 

“A ideia do projeto é que a população participe da reconstrução verde da cidade, se responsabilizando também em manter Aripuanã sempre limpa e arborizada. Para que tenhamos uma ‘cidade verde’ precisamos da colaboração de todos. Recomendamos à população que recorra menos à poda de árvores e que elas só sejam cortadas em casos de real necessidade”, destacou Veronese.

 

Mais informações na sede da Secretaria (Praça São Francisco de Assis, 128); através do telefone (66)3565-2950; ou então, no e-mail, [email protected]