ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Sem acerto, Fernandinho recebe proposta do futebol chinês e deve deixar o Grêmio

Atacante de 32 anos acerta detalhes da negociação com o Chongqing Lifan, da primeira divisão chinesa; protagonista do tri da América não entrou em acordo para renovação

Data: Sexta-feira, 29/12/2017 00:00
Fonte: Por Eduardo Deconto/ Globo Esporte
 
 
 

O Grêmio até acenou com uma contraproposta para tentar costurar a renovação contratual, mas o destino de Fernandinho será selado distante da Arena em 2018. Protagonista do tri da América, ao marcar o primeiro gol da vitória por 2 a 1 sobre o Lanús na final da Libertadores, o atacante recebeu uma proposta do Chongqing Lifan, da primeira divisão do Campeonato Chinês, e acerta detalhes para deixar o Tricolor e atuar no futebol asiático em 2018.

 

De acordo com o que apurou o GloboEsporte.com, a tratativa entre o atleta e a equipe oriental está avançada. Os representantes do jogador e o novo clube já trocam minutas para oficializar a negociação, a depender apenas da duração do contrato. Como o vínculo com Fernandinho se encerra em 31 de dezembro, o Grêmio não receberá compensação fincanceira pelo negócio.

 
Fernandinho está de saída do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio)

Fernandinho está de saída do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio)

 

O jogador de 32 anos deixa o Tricolor valorizado não só pelo papel decisivo na conquista da competição continental, mas por ter vivido sua melhor temporada no futebol brasileiro. Alçado ao time titular por Renato Portaluppi, o atacante até conviveu com certa desconfiança da torcida em alguns momentos do ano, mas se manteve na equipe, a ponto de ser o artilheiro gremista no Brasileirão, com oito gols marcados. Ao todo, atuou em 59 partidas em 2017, com 12 tentos anotados.

 

Fernandinho chegou ao Grêmio em 2014, com um dos maiores vencimentos do clube à época, mas custou a engrenar para ganhar um papel de destaque. O atleta foi emprestado pelo Tricolor em duas oportunidades – em 2015, ao Hellas Verona, da Itália, e em 2016, ao Flamengo. No Fla, inclusive, teve bom papel na disputa do Brasileirão, a ponto de fazer o Rubro Negro tentar sua permanência, que não se concretizou.

 

 

O salário considerado elevado pela diretoria gremista foi o principal empecilho para a renovação. O atleta buscava uma valorização pela conquista da Libetadores, que não foi atendida pelo Tricolor. Os dirigentes sinalizaram com uma primeira oferta, recusada por Fernandinho, e enviaram uma contraproposta no começo desta semana. Em contato com o GloboEsporte.com, o departamento de futebol do clube disse que não há avanço nas conversas com o jogador e seu representante.

 

Sem acerto com Fernandinho, o Grêmio intensifica a busca de reforços para o ataque, tanto para a referência quanto para atuar pelo lado do campo. De férias após a disputa do Mundial nos Emirados Árabes, o elenco principal de Renato Portaluppi se reapresenta em 18 de janeiro para dar início à pré-temporada.