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NOTÍCIA

Projeto “Praça Ecológica” vence Programa Desafio Criativos da Escola em Aripuanã

Projeto vencedor dá o primeiro passo para novas iniciativas em 2018

Data: Sábado, 09/12/2017 00:00
Fonte: TOP NEWS com Assessoria
 
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O projeto “Praça Ecológica”, da Escola Municipal José de Alencar, da comunidade rural Projeto Lontra, foi o destaque municipal do Desafio Criativos da Escola, do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), executado em Aripuanã pela Nexa Resources (ex-Votorantim Metais). O vencedor foi anunciado em uma cerimônia de encerramento da edição 2017 do programa, no Centro de Educação Dardanelos, perante convidados e demais finalistas do concurso. A programação contou com a mostra dos projetos finalistas, além de atrações culturais. No total sete projetos estavam concorrendo ao destaque municipal.
 
 
Uma iniciativa realizada pelo Instituto Votorantim desde 2009  nos municípios em que a empresa se faz presente, o PVE tem o apoio das empresas do Grupo Votorantim, em parceria com a Comunidade Educativa (Cedac). Em Aripuanã, o programa é promovido pela Nexa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec). Em 2017, a temática escolhida no município foi “O espaço escolar como ambiente de aprendizagem”. 
 
 
Os alunos da escola ganhadora do prêmio receberão R$ 1.500,00 como prêmio para investir na continuidade das ações. Já o educador responsável pela execução dos trabalhos ganhará R$ 500,00, que poderá contribuir para sua capacitação profissional. A coordenadora da Escola Municipal José de Alencar, Sandra   Trombini Contadini, informou que irá se reunir com a comunidade escolar para decidirem a melhor forma de investir este recurso. 
 
 
Pensando na continuidade do projeto, o professor Alexandro Moreira da Rocha, disse que vai se reunir com a equipe para definirem o planejamento das próximas ações. Para o próximo ano, o professor revelou que estão previstas a pintura dos espaços, a construção de um quiosque, e a idealização de uma biblioteca itinerante. No local foi realizado o plantio de mudas nativas e frutíferas, a construção de uma quadra de areia e ambientes de lazer como balanços e gangorras feitos à base de madeira e pneus recicláveis. 
 
 
Esthéfany Santos da Silva, 15 anos, aluna da Escola Municipal José de Alencar, conta que se sente orgulhosa de si mesma. Segundo ela, o projeto promoveu o envolvimento de toda a comunidade. “O lugar estava abandonado e tivemos essa ideia de revitalizá-lo. A gente mobilizou toda a escola, os pais de alunos, enfim, o resultado tem garantido a diversão de muitas pessoas”, disse ela.
 
 
De acordo com o secretário municipal de educação, Ermes José dos Reis, o PVE proporcionou ao longo dos quatro ciclos, a reconstrução dos espaços de aprendizado. “Temos o início de um grande movimento, no qual o aluno passa ser o protagonista dessa história e o professor   o mediador. O aluno também precisa achar soluções para o melhoramento da aprendizagem. Eu sinto que estamos no caminho certo, pois o resultado obtido até o momento é a integração entre comunidade e escola”. 
 
 
Para o consultor de Responsabilidade Social do Projeto Aripuanã, Sérgio Oliveira, a abordagem desta edição em Aripuanã reflete a necessidade de tornar as escolas mais inclusivas. “É visível a participação social ao longo dos ciclos. É disso que nós precisamos, dessa interação social. O nosso objetivo é melhorar os índices da qualidade de ensino nas escolas. Os alunos passaram a ter mais interesse pelos ambientes escolares. Isso mostra que o PVE transforma a educação, contribuindo de forma concreta para o desenvolvimento nas comunidades em que é realizado”, afirmou.
 
 
Cerca de 6   mil alunos da rede pública de Aripuanã são beneficiados pelo projeto da Nexa. O PVE atinge vários municípios do Brasil, e o município mato-grossense é um dos contemplados com o projeto, que visa melhorar os índices de ensino e orientar aos gestores, professores e alunos, por meio de ações, planos de gestão pública, trabalhos de campo e projetos institucionais.
 
 
Ao longo do ano, as ações do PVE consistiram na realização de três eixos de formação, nas quais são oferecidas consultorias especializadas para profissionais da educação e ações de capacitação. O desenvolvimento dos trabalhos foi feito por meio da frente de Apoio à Gestão, que aprimora conhecimentos e competências de gestores educacionais (técnicos da Secretaria de Educação) e escolares (diretores e coordenadores das escolas municipais), e mobilização social.
 
Criativos da Escola
 
O desafio Criativos da Escola é promovido pelo Instituto Alana e é parte das iniciativas do PVE. Esse concurso propõe aos alunos participantes a criação de projetos para solucionar problemas do cotidiano. No final, é escolhido um destaque municipal, que recebe uma premiação em dinheiro, e um destaque nacional do PVE. São selecionados outros dez destaques gerais pelo Instituto Alana.
 
 
Sobre o PVE
 
O programa é desenvolvido pelo Instituto Votorantim desde 2009, em alinhamento às prioridades do Ministério da Educação (MEC) e possui impacto positivo comprovado sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Também possibilita o fortalecimento da cultura de formação continuada de profissionais de Educação. Além de Caçapava do Sul, o PVE está presente em 53 municípios brasileiros na edição de 2017, número que ultrapassa o triplo de cidades envolvidas no ano anterior.
 
 
Sobre a Nexa
 
Somos Nexa.
 
Uma mineradora global que faz parte do Grupo Votorantim e do dia a dia da sociedade.
 
Do cobre dos carros ao cobre dos celulares.
 
Do zinco das plantações ao zinco dos aviões.
 
Desde 1956 atuamos no mercado de metais não ferrosos. Hoje, crescemos e somos uma das principais mineradoras do mundo todo. Temos ações negociadas nas bolsas de Nova Iorque e Toronto sob o símbolo que é exatamente o nosso nome: (NEXA).
 
 
Acreditamos que, quando extraímos o melhor do presente, criamos um futuro melhor para todos nós.
 
 
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