ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Parceria Votorantim pela Educação reforça aproximação com as escolas de Aripuanã

Em seu terceiro ciclo, programa realizado pela Nexa discutiu a requalificação dos espaços escolares e as ações de encerramento das atividades de 2017.

Data: Segunda-feira, 06/11/2017 00:00
Fonte: TOP NEWS com Assessoria

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, planta, árvore, atividades ao ar livre e natureza

 

De 23 a 27 de outubro, foi realizada a programação do Ciclo 3 da Parceria Votorantim pela Educação (PVE), em Aripuanã. A iniciativa busca contribuir para a melhoria da educação nos municípios em que a Nexa Resources (ex-Votorantim Metais) atua, por meio da qualificação das práticas de gestão educacional e mobilização das comunidades. Em 2017, foram definidos três eixos de formação: Gestão Educacional para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC); Gestão Escolar para os diretores de escolas; e Mobilização Social. Para este ano, a temática escolhida a ser trabalhada no município foi “O espaço escolar como ambiente de aprendizagem”.

 

Segundo Sérgio Oliveira, consultor de Responsabilidade Social do Projeto Aripuanã, no terceiro ciclo, foi estimulada a aproximação entre as escolas e as frentes de trabalho do PVE. Na comunidade Milagrosa, localizada na zona rural de Aripuanã, por exemplo, a equipe do programa conheceu a horta orgânica idealizada pelos próprios alunos da Escola Municipal Deoclides de Macedo. “Tivemos uma troca de experiência com os professores e alunos. Dessa vez, estabelecemos o contato direto com a comunidade escolar e estivemos mais perto dos alunos. Com isso, buscamos fortalecer nossa relação com a sociedade”, explicou.

 

Nesta etapa, houve a capacitação continuada dos profissionais da educação, cujos trabalhos estão relacionados à matriz de competências, trabalhada nos ciclos anteriores, que prevê o acompanhamento da evolução do município em aspectos de gestão e mobilização. Foram realizadas reuniões com o secretário municipal de Educação e Cultura, Ermes José dos Reis, e equipe técnica. A partir dessa discussão, será elaborado o documento orientador para melhoria permanente dos ambientes escolares. “Trata-se de um instrumento de gestão, que está em fase de construção e servirá para repensar esses espaços. Temos que proporcionar lugares que tragam a boa convivência e a dignidade dos alunos”, destaca a pedagoga Juliana Piauí, da Comunidade Educativa (Cedac), que atua como mobilizadora do PVE.

 

Além disso, foram desenvolvidas ações voltadas às boas práticas da gestão dos recursos públicos e normatização de Registros, Documentação, entre outros dispositivos internos da SEMEC. De acordo com a mobilizadora do PVE, os gestores precisam se apropriar dessa competência a fim de aprimorarem os processos administrativos e, com isso, estabelecer novas parcerias com a comunidade.

 

O grupo de mobilização também debateu o planejamento das ações de revitalização da Praça Planalto. O local foi definido pela comunidade para ser símbolo dessa interação entre moradores e poder público. A equipe é formada por representantes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura; Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo, Indústria, Comércio, Esportes e Lazer; e demais segmentos da sociedade. A iniciativa desse grupo de trabalho tem por objetivo a formação de lideranças através da participação social, com foco na promoção de coletivos sociais.

 

O levantamento de prioridades das ações que serão trabalhadas até o final do ano fez parte das discussões do grupo de mobilização. Além disso, foram definidas três programações, que estão previstas para ocorrer na segunda quinzena de novembro. São elas: o plantio de mudas, torneio esportivo e Cine SEMEC, que prevê a exibição de filmes e documentários no espaço público. “Quando falamos dos ambientes de aprendizagem não basta pensar só na questão estrutural, precisamos pensar também no uso e manutenção desses espaços. A utilidade pública deles é primordial para construção de uma agenda educativa capaz de oferecer a boa convivência entre as famílias”, considera a mobilizadora do PVE.

 

Por fim, foram definidos os eventos de encerramento das atividades do PVE em Aripuanã. No dia 6 de dezembro, será realizado o Evento de Boas Práticas, dedicado aos profissionais da educação da rede pública, cuja ideia é promover a troca de experiências e o balanço das ações realizadas ao longo do ano. No mesmo dia, será premiado o destaque municipal do desafio Criativos da Escola. Em Aripuanã, sete projetos foram inscritos e concorrem à premiação nacional.

 

Criativos da Escola - Como no ano passado, os alunos de Aripuanã foram convidados a participar do desafio Criativos da Escola, promovido pelo Instituto Alana. Esse concurso propõe que eles criem projetos para solucionar problemas do cotidiano, testem as alternativas e compartilhem a experiência. No final, é escolhido um destaque municipal, que recebe uma premiação em dinheiro, e um destaque nacional do PVE. São selecionados outros dez destaques gerais pelo Instituto Alana. Os onze premiados nacionalmente ganharão uma viagem ao Rio de Janeiro, no mês de dezembro.

 

Sobre o PVE - O programa vem sendo desenvolvido no Brasil desde 2008, em alinhamento às prioridades do Ministério da Educação (MEC) e possui impacto positivo comprovado sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), bem como o fortalecimento da cultura de formação continuada de profissionais de Educação. Além de Aripuanã, o PVE está presente em 53 municípios brasileiros, na edição de 2017, número que ultrapassa o triplo de cidades envolvidas no ano anterior.

 

Sobre a Nexa

Somos Nexa.

 

Uma mineradora global que faz parte do Grupo Votorantim e do dia a dia da sociedade.

 

Do cobre dos carros ao cobre dos celulares.

 

Do zinco das plantações ao zinco dos aviões.

 

Desde 1956 atuamos no mercado de metais não ferrosos. Hoje, crescemos e somos uma das principais mineradoras do mundo todo. Temos ações negociadas nas bolsas de Nova Iorque e Toronto sob o símbolo que é exatamente o nosso nome: (NEXA).

 

Acreditamos que, quando extraímos o melhor do presente, criamos um futuro melhor para todos nós.