ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Brasil leva empate da Colômbia e perde 100% de aproveitamento com Tite nas Eliminatórias

Data: Terça-feira, 05/09/2017 00:00
Fonte: ESPN.com.br

 

Neymar em ação contra a Colômbia nesta terça-feira
Neymar em ação contra a Colômbia nesta terça-feira
 
 

Já classificado para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, o Brasil perdeu o aproveitamento de 100% com o técnico Tite nas Eliminatórias Sul-Americanas. Nesta terça-feira, pela 16ª rodada, a seleção brasileira visitou a Colômbia em Barranquilla e ficou no empate em 1 a 1. Willian abriu o marcador para o Brasil com um golaço, mas Falcão García empatou o confronto para os colombianos.

 

O time do técnico Tite segue tranquilo na liderança, com 37 pontos. O Brasil tinha vencido os últimos nove compromissos das Eliminatórias, desde o jogo de estreia de Tite no comando, fora de casa, contra o Equador. Já a Colômbia chega aos 26 pontos, momentaneamente na segunda posição, mas com enormes chances de chegar ao Mundial de forma direta.

 

A pontuação do Brasil permite que a seleção nacional alcance o recorde da Argentina no atual formato das Eliminatórias – 43 pontos antes da Copa de 2002. Para igualar essa pontuação, será preciso derrotar a Bolívia, fora de casa, e o Chile, no Allianz Parque, em outubro.

 

Os últimos compromissos dos comandados do técnico argentino José Pekerman serão contra Paraguai, como mandantes, e o Peru, como visitantes.

 

O Brasil abriu o placar em Barranquilla aos 46 minutos do primeiro tempo, logo depois que um cachorro invadiu o gramado e paralisou a partida por alguns instantes. Daniel Alves fez lançamento para Neymar, que ajeitou para Willian chegar chutando de primeira, no ângulo direito, para marcar um golaço, sem chances de defesa para o goleiro colombiano.

 

 

A seleção colombiana tentou impor uma pressão no início do segundo tempo, e conseguiu o empate na marca de 10 minutos. Arias cruzou a bola na área, e Falcão García cabeceou no lado esquerdo, deixando tudo igual no marcador.

 

A partida ficou morna por alguns minutos, mas ainda assim as equipes tiveram chances para marcar. Enquanto Paulinho chutou forte próximo do gol, James Rodríguez acertou a trave de Alisson em cobrança de falta. Neymar também disparou um chute perigoso, assustando Ospina.

 

Tite ainda apostou nas entradas de Gabriel Jesus e Philippe Coutinho, porém a seleção brasileira não conseguiu desempatar o duelo na Colômbia.

 

 

O jogo

Contando com a euforia de sua torcida e precisando de um bom resultado para se aproximar da classificação para a Copa do Mundo, a Colômbia não se intimidou diante da seleção brasileira. O time de José Pekerman trocava passes rápidos desde o campo defensivo, já nos primeiros minutos, na tentativa de envolver o de Tite.

 

Do outro lado, o Brasil até conseguia ficar mais tempo com a bola nos pés, mas não tinha criatividade para se desvencilhar da marcação colombiana. Assim como ocorreu contra o Equador, Renato Augusto era pouco participativo ofensivamente, sobrecarregando Willian na ponta direita e Neymar na esquerda.

 

Quando os atacantes brasileiros avançavam, o estilo brigador dos defensores colombianos entrava em cena. Para alguns jogadores brasileiros, nem sempre se tratava de “competitividade leal”, como Tite gosta de definir, o que gerou algumas discussões mais ríspidas. Neymar, um dos mais caçados, respondeu com um e outro drible entre as pernas dos seus marcadores.

 

 

Aos 33 minutos, Neymar teve a primeira boa chance de irritar os colombianos também com um gol. O atacante do Paris Saint-Germain deixou Arias para trás e invadiu a área sozinho, pelo lado esquerdo, mas errou o cruzamento para Roberto Firmino. O substituto de Gabriel Jesus não alcançou a bola para concluir.

 

No final do primeiro tempo, os jogadores brasileiros não foram os únicos a driblar colombianos no gramado. Um cachorro passeou pelo campo e deu trabalho para a segurança contê-lo, fazendo a alegria do público, que já não se entusiasmava tanto com as jogadas criadas por James Rodríguez.

 
 

A torcida colombiana teria algo pior a lamentar. Aos 46 minutos, Neymar, mais solidário do que na rodada passada das Eliminatórias, recebeu lançamento de Fernandinho e só escorou a bola. Willian soltou o pé, de primeira, e acertou o ângulo para inaugurar o placar.

 

Com a desvantagem, Pekerman decidiu sacar o pouco produtivo Cuadrado no intervalo, promovendo a entrada de Chará. E, dez minutos mais tarde, festejou o gol de empate. Arias correu pela direita e fez o cruzamento. Dentro da área, Falcao García levou a melhor sobre a dupla de zaga brasileira e cabeceou para baixo, no canto.

 

O gol empolgou a Colômbia, que passou a pressionar a seleção brasileira e a fazer a sua torcida vibrar ainda mais nas arquibancadas. Aos 14 minutos, James Rodríguez cobrou falta rasteiro, mesmo sem muito ângulo, na esperança de surpreender o goleiro Alisson. A bola parou na trave.

 

Tite, então, trocou Firmino por Gabriel Jesus. Pekerman rebateu com mais um atacante de área, Téo Gutiérrez, na vaga de Cardona. Pouco depois, foi a vez de Philippe Coutinho ir a campo, substituindo o apático Renato Augusto, a exemplo do que havia ocorrido diante do Equador.

 

A partida ficou aberta a partir das alterações, com chances de gols para as duas seleções. Ninguém produziu o suficiente, contudo, para deixar a quente Barranquilla com uma vitória.

 

FICHA TÉCNICA:
COLÔMBIA 1 X 1 BRASIL

Local: Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla (Colômbia)
Data: 5 de setembro de 2017, terça-feira
Horário: 17h30 (de Brasília)
Árbitro: Jesus Valenzuela (Venezuela)
Assistentes: Carlos López e Jorge Urrego (ambos da Venezuela)
Cartões amarelos: Cardona (Colômbia); Daniel Alves (Brasil)
Gols: COLÔMBIA: Falcao García, aos 10 minutos do segundo tempo; BRASIL: Willian, aos 46 minutos do primeiro tempo

COLÔMBIA: Ospina; Zapata, Santiago Arias, Davinson Sánchez e Fabra (Tesillo); Carlos Sánchez, Aguilar, Cuadrado (Chará), James Rodríguez e Cardona (Téo Gutiérrez); Falcao García. Técnico: José Pekerman

BRASIL: Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva (Rodrigo Caio) e Filipe Luís; Fernandinho, Paulinho, Willian, Renato Augusto (Philippe Coutinho) e Neymar; Roberto Firmino (Gabriel Jesus). Técnico: Tite