ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Conscientização marca Dia Nacional de Combate ao Fumo

Data: Terça-feira, 29/08/2017 00:00
Fonte: Diário de Pernambuco
Conscientização marca Dia Nacional de Combate ao Fumo. Foto: USP Imagens  
Conscientização marca Dia Nacional de Combate ao Fumo. Foto: USP Imagens

 

O Dia Nacional de Combate ao Fumo será lembrado nesta terça-feira no Recife, com atividades para chamar a atenção para os prejuízos que o cigarro pode causar à saúde e como buscar ajuda para enfrentar o vício. A programação idealizada pela Secretaria de Saúde do Recife, por meio da Coordenação de Saúde Mental, conta com ações serão promovidas por profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).



Uma das atividades será realizada no Centro de Prevenção, Tratamento e Reabilitação de Alcoolismo (Cptra), durante todo o dia, com abordagens sobre o tabagismo, através de rodas de conversas, práticas terapêuticas e lúdicas, para usuários e familiares do serviços e dos Grupos de Tabagismo da Atenção Básica do Alto do Mandú.

 

O Dia Nacional de Controle ao Fumo – 29 de agosto – foi criado pela Lei nº 7.488 de 11 de junho de 1986 que  determinou a realização de comemorações no dia 29 de agosto em todo o território nacional.


 
Números - No Recife vem diminuindo ano a ano o número de fumantes. Em 1989, 34,8% da população brasileira eram fumantes. Atualmente, Recife tem 10,7% da população de fumantes, abaixo da média nacional que é de 11,3%. A Prefeitura do Recife vem ampliando a oferta de tratamento para o fumante que deseja parar o tabagismo. Atualmente, existemgrupos de tratamento distribuídos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)  e em Unidades da  Atenção Básica.



A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o tabagismo como uma epidemia global, responsável por cerca de 6 milhões de mortes anuais, dos quais mais de 600 000 por exposição involuntária à fumaça do tabaco, denominada tabagismo passivo. Esta epidemia, de acordo com a OMS pode matar mais de 8 milhões de pessoas por ano até 2030, caso nada seja feito. A OMS considera que mais de 80% dessas mortes evitáveis estarão entre pessoas que vivem em países de baixa e média renda.



Há uma tendência histórica de queda na taxa de prevalência de fumantes no mundo todo. No Brasil, esse dado é comprovado pelo Ministério da Saúde (MS) através de pesquisa vinculada a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico - Vigitel. A pesquisa iniciou em 1989 e passou a ser desenvolvida anualmente em 2006. Em 1989 a taxa de prevalência era da ordem de 32% 9 (MS, 1990), desde então vem caindo para 18,8% em 2003 (MS, 2004a); 16% em 2006 (MS, 2007); 16,4% em 2007 (MS, 2008); 15,2% em 2008 (MS, 2009); 15,5% em 2009 (MS, 2010); 15,1% em 2010 (MS, 2011); 13,4% em 2011 (MS, 2012); 12,1% em 2012 (MS, 2013); até chegar em 11,3% em 2013 (MS, 2014).



Tratamento - A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde conta com grupos que desenvolve atividades nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), para tratamento de álcool e outras drogas. Mais informações sobre o Caps mais próximo do seu bairro podem ser obtidas pelo número (81) 3355-2811 ou por meio do e-mail [email protected].



Confira a programação das ações descentralizadas:

DS II
CAPS AD Vicente Araújo
Data: 29/08/17
Horario: 18h30 às 19h
Local: Pólo Academia da Cidade do Alto Santa Terezinha / vizinho ao COMPAZ
 Atividade: Ação educativa e preventiva no Pólo da Academia da Cidade no Alto Santa Terezinha / vizinho ao COMPAZ, com abordagens sobre o fumo, suas consequências e tratamentos disponiveis na Rede de Saúde do Recife; com distribuição de material informativo.
Ação integrada, envolvendo os profissionais do Caps AD e da Academia da Cidade.
Público: usuários do Pólo Academia da Cidade e público em geral, que circulam no território.


 
DS III
CAPS AD CPTRA
Data: 29/08/17
Horário: 9h às 21h
Local : CAPS AD CPTRA
Atividade: Ações no espaço físico do CAPS, durante todo dia, com abordagens sobre o tabagismo, através de Rodas de Conversas, Atividades Terapêuticas e Lúdicas etc.
Público: usuários e familiares do CAPS CPTRA e dos Grupos de Tabagismo da Atenção Básica do Alto do Mandú.
 
 
DSIV                                                                                                                                                                                                                                           
CAPS AD EULÂMPIO CORDEIRO
Data: 28/08/17
Horário: 9h
Local: Território do Distrito Sanitário IV – Mercado Público do Cordeiro. Ponto de Concentração CAPS AD Eulâmpio Cordeiro
Atividade: Ação Educativa no Território, pela Equipe do Consultório de Rua do CAPS AD, para informar sobre os prejuízos à saúde provocados pelo uso do cigarro e a Rede de Serviços para Tratamento do Tabagismo da Secretaria de Saúde / Prefeitura do Recife.
 
 
Data: 29/08 /17
Horário: Manhã
Local: CAPS AD Eulâmpio Cordeiro
Atividade: Grupo de Educação em Saúde com usuários e familiares do CAPS, com discussão do tema: Prejuízos à Saúde provocados pelo cigarro - Facilitadora : Dra. Nilva Bezerra de Albuquerque.
 
Data: 29/08 /17
Horário : Noite
Local : CAPS AD Eulâmpio Cordeiro
Atividade: Seção de filme e discussão com usuários e familiares do CAPS.
Exibição de Filme/ documentário sobre a temática do Tabagismo - Facilitadora : Dra. Suelda Diniz.
 
 
DS V
CAPS AD RENÉ RIBEIRO
Data: 28/08/17
Horário: 19h
Local: CAPS AD René Ribeiro
Atividade: Realização de Grupo com usuários e familiares do CAPS , com abordagens e discussões dos Temas: Poluição Tabagística e Doenças causadas pelo Tabagismo.
Lanche coletivo
 
Data : 29/08/17
Horário: 19h
 Local: CAPS AD René Ribeiro
Atividade: Realização de Grupo com usuários e familiares do CAPS , com abordagens e discussões dos Temas: Benefícios ao Parar de Fumar e Período de abstinência e Alta por melhora
Lanche coletivo e entrega de certificados para usuários que concluíram o tratamento.
 
DS VI
CAPS AD PROFESSOR JOSE LUCENA
Data: 29 /ago /17

Local: Praça da Mauricéia
Horário: 14h
Atividade: Ação na Praça da Mauricéia sobre Tabagismo, com as seguintes atividades, a serem realizadas pelo profissionais e técnicos do CAPS:
- Entrega de panfletos;
- Painel sobre histórico do Grupo de Tabagismo no CAPS José Lucena
- Exposição sobre o tema de prevenção ao tabagismo;
- Depoimento de usuários em abstinência;
- Concurso de cartazes sobre o tema;
- Apresentação Cultural do Grupo Sereias Teimosas;
- Lanche coletivo.
Endereço: 
CPTRA- Centro de Prevenção, Tratamento e Reabilitação de Alcoolismo
Endereço: Av. Conselheiro Rosa e Silva, 2130 - Tamarineira
Telefone: (81) 3355-4324
Horário:   8h às 21h