ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Para combater bullying, alunas criam grupo de dança em escola de Aripuanã

A atitude das alunas ganhou apoio da comunidade escolar contra a gordofobia e avançou para outras escolas vizinhas

Data: Segunda-feira, 28/08/2017 00:00
Fonte: 24 HORAS NEWS

É possível fazer da dança um meio educativo para prevenir e combater o bullying sofrido por estudantes que estão acima do peso? Um grupo de alunas do 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal José Ary da Costa, em Aripuanã (MT), provou que dançar em conjunto afasta a timidez e eleva a autoestima. O projeto que deu origem ao grupo de dança Jac Dance, foi um dos destaques do Desafio Criativos da Escola.



As atividades que começaram em 2016 com apenas três estudantes, logo conquistaram o apoio de educadoras e, além de melhorar a socialização no colégio, fez com que as alunas e os alunos envolvidos melhorassem seu desempenho escolar. Hoje, o grupo conta com 30 integrantes que realizam atividades, inclusive, em outras escolas.



Mesmo não estudando mais lá – a escola oferece aulas apenas até o 6º do ensino fundamental - as “veteranas” ainda frequentam os encontros de dança, que perdura graças à atuação das educadoras responsáveis e dos alunos e alunas mais novos que integram a atual composição do Jac Dance. Reconhecendo a relevância da atuação do projeto, a Secretaria de Educação de Aripuanã custeou a reforma na sala usada para os ensaios, instalando ar condicionado e doando equipamentos de som.



As inscrições para a 3ª edição do Desafio Criativos da Escola já estão abertas e vão até o dia 1º de outubro. Realizada pelo programa Criativos da Escola, do Alana, a premiação irá reconhecer 11 iniciativas que mais se destacarem por seu protagonismo infanto-juvenil e impacto social, e levará três estudantes e um educador de cada grupo para uma viagem ao Rio de Janeiro (RJ). Pelo segundo ano consecutivo, o Desafio conta com o apoio do programa Parceria Votorantim pela Educação, do Instituto Votorantim, nos 53 municípios onde desenvolve suas atividades.



Sobre o Alana
O Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, o Alana é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.