ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Prefeitura de Colniza participa do 1º ato público de combate às queimadas

O avanço das queimadas ameaça não só o meio ambiente, mas o ar que respiramos disse o prefeito municipal de Colniza Vando da Colnizatur durante o ato público promovido pelo corpo de Bombeiros e demais parceiros.

Data: Sexta-feira, 18/08/2017 00:00
Fonte: O NORTÃO com Assessoria
 

Há mais de um mês parte do batalhão do Corpo de Bombeiros estão no município de Colniza atuando e mudando velhos conceitos e costumes

 

O Ministério Público do Estado, em parceria com a Brigada Mista do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Militar, Cadeia Pública de Colniza, secretarias municipais de Obras, Educação e Meio Ambiente, realizaram no último dia 12/08/2017  um ato público para conscientizar os moradores de Colniza (1.120 km de Cuiabá) sobre a proibição das queimadas e as consequências deste ato na esfera cível, criminal e administrativa.

 

 

O dia amanheceu ao som de sirenes que direcionava os cidadãos para o mine estádio de Colniza, onde acontecia o  evento envolvendo uma expressiva quantidade de pessoas, entre elas  crianças, jovens e adultos, que participaram ativamente do ato contra queimadas e que foi massificada a conscientização dos perigos e danos que as queimadas podem causar ao Meio Ambiente e sobre a proibição das queimadas e as consequências deste ato na esfera cível, criminal e administrativa.

 

 

Neste evento pomposo que reuniu vários seguimentos da sociedade tais como secretaria de municipal de Meio Ambiente e de obras, escolas públicas através da secretaria municipal de educação, secretaria municipal de saúde, Polícias Militar e Civil, Ministério Público, conselho tutelar, e que teve o Corpo de Bombeiros Militar como protagonista desta iniciativa que visa obviamente à diminuição de pequenas e grandes queimadas no município.

 

 

O avanço das queimadas ameaça não só o meio ambiente, mas o ar que respiramos disse o prefeito municipal de Colniza Vando da Colnizatur durante o ato público promovido pelo corpo de Bombeiros e demais parceiros. “Hoje, além do risco para os animais e da vegetação queimada, temos que pensar na nossa saúde, ar poluído com fumaças causam inúmeras doenças”. Observou Vando da Colnizatur.

 

De acordo com o prefeito, todos os esforços são válidos, “ está de parabéns o nosso Corpo de Bombeiros, a turma de brigadistas podem contar conosco, nossa equipe estará sempre a disposição das instituições públicas envolvidas nesta missão e resultados satisfatório serão colhido.” Concluiu Vando.

 

Segundo o promotor de Justiça Leandro Túrmina, “Tendo em vista que Colniza é o município com maior número de queimadas do Estado de Mato Grosso, nada melhor do que a conscientização ambiental para mudar o quadro existente e, por isso, o Ministério Público aderiu a este ato”.

 

O sub - tenente Arilson veio para Colniza para formar a primeira turma de brigadistas, e desde então a corporação tem deixado explícito que a prática que coloca Colniza em destaque nas fotografias do satélite monitorador de fumaça no estado, tem que ser coibida, um grande passo já foi dado com a criação da brigada mista municipal de incêndio, com o trabalho maciço de divulgação e orientações de como proceder em relação a queimadas no município.

 

O sub-tenente espera num breve espaço de tempo contribuir efetivamente para tirar Colniza desta estatística ofuscante. "Iremos nos empenhar o máximo para que bons resultados sejam colhido. Gostei do empenho da equipe da prefeitura, em especial do prefeito Vando que nos recebeu muito bem e colocou a estrutura da prefeitura parta ser parceiro nesta importante missão".

 

Após a realização do ato, os trabalhos de repressão se intensificarão, motivo pelo qual a Polícia Civil e Militar também se encontram alinhadas na causa, bem como a Secretaria do Meio Ambiente, por meio de aplicação de sanções administrativas. A Cadeia Pública também prestará auxílio, por meio dos serviços dos recuperandos, em prol da sociedade colnizense.

 

Período proibitivo

O período proibitivo para as queimadas em Mato Grosso teve início no dia 15 de julho e se estende até o dia 15 de setembro, podendo ser prorrogado em razão das condições climáticas. De 1º de janeiro a 13 de julho deste ano, já foram registrados 7.635 focos de calor, índice 35% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando ocorreram 5.635 focos.



Denúncias

A população pode denunciar queimadas urbanas no 193 do Corpo de Bombeiros ou nas secretarias de meio ambiente dos municípios. Já os incêndios nas áreas rurais, podem ser denunciados na Sema pelo 0800 65 3838 ou também no Corpo de Bombeiros.