ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Vídeo mostra momento do acidente com brinquedo no Parque Mutirama, em Goiânia

Imagens feitas por celular mostram o desespero de uma cabeleireira que estava com a filha; delegado que investiga o caso fala em 'tragédia anunciada'.

Data: Quinta-feira, 27/07/2017 00:00
Fonte: Por Murillo Velasco, G1 GO
 
Vídeo mostra momento do acidente com brinquedo no Parque Mutirama, em Goiânia

Vídeo mostra momento do acidente com brinquedo no Parque Mutirama, em Goiânia

 

 

Um vídeo gravado pela cabeleireira Alessandra Rosa Souza mostra o momento exato do acidente com o brinquedo Twister, que deixou 13 feridos no Parque Mutirama, em Goiânia. As imagens mostram a mulher dando risadas ao lado de uma menina e, em seguida, é possível ouvir gritos de pânico após o brinquedo se chocar com o chão (assista acima).

 

A cabeleireira disse que o equipamento acelerou e parou bruscamente. Ela estava com a filha e duas amigas. “O brinquedo não estava parando, e ele começou a rodar muito rápido e muito alto. Ele, ao invés de circular assim [na horizontal], ele começou a girar como uma roda gigante. Foi a hora que ele chocou no chão, e nós ficamos dependuradas”, contou.

 

acidente ocorreu por volta das 13h30 de quarta-feira (26). Após o ocorrido, o brinquedo foi isolado para perícia e o parque foi interditado pelo prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB). Segundo o diretor do Instituto de Criminalística, Rodrigo Medeiros, a estrutura que sustenta o brinquedo partiu ao meio. Metade das cadeiras bateu no chão e o restante ficou suspenso.

 

“Se o eixo estivesse intacto, ele resistiria todo o peso do equipamento, sem dúvidas. E é isto que vai ser avaliado, como ele estava no momento em que houve o rompimento. É um diâmetro de cerca de 16 centímetros. A composição deste material também vai ser avaliada, para saber se ainda tinha resistência para continuar em funcionamento”, disse Medeiros.

 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicialmente, 11 pessoas foram atendidas no local. No entanto, ao chegarem às unidades de saúde, outras duas mulheres que acompanhavam vítimas perceberam escoriações e também foram atendidas.

 

Os feridos foram encaminhados para o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) e Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia (Crof).

 

 

No Hugo, até o início da noite de quarta-feira, uma menina de 9 anos tinha estado de saúde grave e estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Já um homem de 49 anos tinha estado regular e passava por reavaliação. Ainda na mesma unidade, uma mulher de 56 anos tinha estado grave e passava por cirurgia na perna.

 

G1 entrou em contato, nesta manhã, com as unidades de saúde e aguarda o estado de saúde atualizado dos feridos no acidente.

 
Bombeiros resgatam feridos em acidente com brinquedo do Parque Mutirama, em Goiânia, Goiás (Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros)

Bombeiros resgatam feridos em acidente com brinquedo do Parque Mutirama, em Goiânia, Goiás (Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros)

 

‘Tragédia Anunciada’

 

O delegado Isaías Pinheiro, titular do 1º Distrito Policial de Goiânia, que apura o caso no Parque Mutirama, afirmou nesta quinta-feira (27) em entrevista à TV Anhanguera que vai começar a ouvir depoimentos sobre o acidente. Segundo ele, a partir dos trabalhos preliminares feitos por ele, o caso foi uma “tragédia anunciada”.

 

“Foi solicitada uma perícia no local. Esta perícia é demorada, antes mesmo dela vamos ouvir as pessoas que estavam no local, os funcionários, os frequentadores, e depois as vítimas, pra gente saber se houve crime naquele evento. Pelo o que a gente percebe ali era uma tragédia anunciada, ou seja, equipamentos velhos, o poder público nunca tem a manutenção ideal, e o que nós temos que verificar ali são as responsabilidades”, afirmou.

 

 

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) informou por meio de nota que “seus agentes fiscais realizam, anualmente, vistorias em parques de diversão em todo o Estado de Goiás”. O órgão destaca que, na última vistoria do Mutirama, realizada no dia 26 de janeiro deste ano, “foi constatada a inexistência de profissional da engenharia responsável pela manutenção dos equipamentos eletromecânicos”.

 

Diante da constatação, o Crea-GO esclarece que notificou a Agetul para que apresentasse o responsável, o que não foi feito.

 

O capitão dos bombeiros, Patrick Nowak, esclareceu que a documentação relativa às inspeções dos bombeiros estava em dia.

 

“Quando a gente faz a nossa inspeção nos locais de aglomeração de público, a gente pega a anotação de responsabilidade técnica de um engenheiro, que avalia e fala que o brinquedo está ok para ser usado durante certo tempo. Nesse caso, o Mutirama possui todos esses documentos”, afirmou.

 

No entanto, após o acidente, o documento passou a ser inválido e será necessária nova inspeção. “Como houve o acidente com o brinquedo, esse termo de responsabilidade técnica que estava com validade é desconsiderado. Nós interditamos o Parque até a apresentação de novos documentos falando da funcionalidade legal do brinquedo”, esclareceu.

 

Um documento mostra que o brinquedo passou por uma inspeção ainda nesta quarta-feira, que apontava que todos os quesitos estavam dentro da normalidade. Porém, no mesmo não consta a assinatura de técnico mecânico.

 
Mapa - Acidente no Parque Mutirama (Foto: Arte/G1)

Mapa - Acidente no Parque Mutirama (Foto: Arte/G1)

 

 

Conforme apurou a TV Anhanguera, há uma inspeção diária nos aparelhos do Parque Mutirama, no entanto, problemas que podem ter causado o acidente não são visíveis a olho nu. Para constatá-los, seria necessário um raio X da máquina. Esse teste não seria feito no brinquedo há cerca de cinco anos.

 

Não há informações sobre a data de fabricação do brinquedo. Conforme administração do Mutirama relatou à TV Anhanguera, o equipamento foi reformado pela última vez em 2012.

 

A promotora Leila Maria de Oliveira afirmou que a empresa responsável pela reforma no equipamento não comprovou habilitação técnica para prestar o serviço. Portanto, o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) entrou com uma ação, na época, mas que ainda não foi julgada.

 

“Nessa ação, além de ser questionada a licitação, um superfaturamento, questionava a questão da empresa não ter certificado de habilidade técnica para colocar esses brinquedos em funcionamento”, pontuou.

 

A titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) ,Paula Meotti, começa a investigar o caso e esclareceu que a Polícia Civil deve apurar as causas do ocorrido. “Vamos verificar o que gerou, por que ocorreu esse acidente. Aparentemente, o brinquedo saiu do eixo, mas o que aconteceu, o que motivou isso. Falta de manutenção, ou se não, se foi realmente um acidente. A perícia vai nos ajudar a entender o que realmente aconteceu”, afirmou.

 
Frequentadores do Parque Mutirama ficaram em pânico após acidente em Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Frequentadores do Parque Mutirama ficaram em pânico após acidente em Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

 

 

Mutirama

 

Localizado no Centro de Goiânia, o Parque Mutirama foi inaugurado em 1969. Ao longo dos anos, ele foi ampliado e, atualmente, possui 32 brinquedos. Também integram a área do Mutirama o Parque dos Dinossauros e o Planetário da Universidade Federal de Goiás.

 

Responsável pelo parque, a Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul) lamentou o acidente e informou, em nota, que "as vítimas foram atendidas rapidamente pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas imediatamente para unidades de saúde da capital".

 

O órgão destacou que a manutenção dos brinquedos do Parque Mutirama está em dia e que "os motivos do acidente serão investigados pelo Corpo de Bombeiros e outros órgãos competentes".

 

Crianças de até 2 anos não pagam para entrar no parque. A entrada, que dá acesso a todos os brinquedos, custa R$ 16 a inteira e R$ 8, a meia.

 

=>VIDEO