ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Senador compara MST a facções e afirma que luta feita no campo é demagógica

Data: Quarta-feira, 26/07/2017 00:00
Fonte: RDNews/ Jacques Gosch

 

 

Jefferson Rudy
senador jose medeiros Jefferson Rudy.jpg

  José Medeiros ataca MST e compara movimento com facções criminosas como PCC e CV

 

“As invasões de terra promovidas pelo MST podem ser comparadas com as ações do PCC e do Comando Vermelho. Quadrilha é quadrilha. Não tem diferença”. Assim que o senador José Medeiros (PSD) avalia a invasão da fazenda do Grupo Amaggi (SM 02), localizada às margens da BR-163, a cerca de 25 km de Rondonópolis, que teve inicio nesta terça (25).

 

Segundo o MST, cerca de mil famílias estão na fazenda que pertence à família do ministro da Agricultura Blairo Maggi (PP). A ação faz alusão Dia do Trabalhador Rural, comemorado com pela Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária com o lema “corruptos, devolvam nossas terras!”.

 

Para Medeiros, a invasão promovida pelo MST coloca na ordem do dia a discussão sobre o direito a propriedade no Brasil. Afirma ainda que a reforma agrária é necessária, mas não pode ser realizada à força e sem respeitar a legislação.

 

“Dizer que reforma agrária se faz a força é o mesmo que combater a pobreza assaltando bancos. O brasileiro honesto trabalha, quer ter suas coisas e quando não tem, não toma o que é dos outros. É assim que deve ser”, completou o senador.

 

Medeiros também afirma que a reforça agrária no Brasil não avança porque os órgãos responsáveis como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o antigo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) foram dominados por pessoas ligadas ao MST nos últimos anos. Para a senador, a responsabilidade também deve ser atribuída ao PT que ficou 13 anos no governo federal.

 

“Não fizeram a reforma agrária porque não querem perder a base social entre os sem-terra. O governo federal está entregando títulos de propriedade a famílias que estão nas áreas há mais de 30 anos, mas o MST e a Contag são contra. O negócio deles é agitação política. Não querem trabalhar na agricultura. Luta pela reforma agrária é demagogia deles”, dispara Medeiros em entrevista ao .

 

Além disso, o senador reclama que o MST é sustentado com dinheiro público para prestar o que classifica de “desserviço ao país”. Defende que os convênios e outras fontes de financiamento precisam ser revistas pelas autoridades responsáveis.

 

Dizer que reforma agrária se faz a força é o mesmo que combater a pobreza assaltando bancos

“Dá pena de ver um país com grande produção agrícola como o nosso destinando dinheiro sustentar essa corja. E o pior é que o dinheiro que o governo destina ao MST é arrecadados dos próprios produtores que são vítimas das invasões”, concluiu.

 

Política 

Além das invasões para cobrar sua destinação para a reforma agrária, o MST garante que segue em vigília pela democracia até 2 de agosto, quando será julgada pela Câmara Federal a denúncia de corrupção passiva contra o presidente da República Michel Temer (PMDB). Por isso, defende o afastamento da presidência e eleições diretas para preencher o cargo.

 

Para justificar a invasão da fazenda da Amaggi, o MST ainda aponta a proximidade de Blairo com Temer. Além da área pertencente à família do ministro da Agricultura, também foram invadidas propriedades em outras regiões do país.