ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Gaeco de MS deflagra operação em Cuiabá e outras 3 cidades

Quinze mandados de prisão estão sendo cumpridos; Bope participa da operação

Data: Quarta-feira, 26/07/2017 00:00
Fonte: MÍDIA NEWS
 

Alair Ribeiro/MidiaNews

 

A Operação Fronteira foi deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco)

 
 

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Mato Grosso deflagrou na manhã desta quarta-feira (26) uma operação para cumprir 15 mandados de prisão em Cuiabá, Campo Grande (MS), Ponta Porã (MS) e Goiânia (GO).

 

A Operação Fronteira combate os crimes de organização criminosa voltada ao tráfico de drogas, comércio de armas, roubos, furtos, receptação e corrupção de menores.

 

O grupo atuava na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Além de em Mato Grosso e Mato Grosso, também atuava em São Paulo, Paraná, Minas Gerais e na Bahia.

 

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul também está participando da operação. 

 

As investigações tiveram início em outubro de 2016. Vinte e uma pessoas, que seriam integrantes da organização criminosa, foram denunciadas.

 

Além disso, 14 foram presas durante o período de investigação. Sete carros utilizados pelo grupo foram apreendidos. Além de 871 quilos de maconha e 416 gramas de cocaína.

 

Dos 21 denunciados, sete já estão recolhidos no sistema prisional de Mato Grosso do Sul, de onde continuavam a praticar crimes em conjunto com os outros membros da organização criminosa que estavam soltos.

 

O Gaeco não informou quantas pessoas foram presas em cada uma das cidades onde a operação foi deflagrada.

 

Como funcionava o esquema

 

Membros da organização providenciavam o carregamento da droga em Mato Grosso do Sul, a qual era transportada por meio de veículos roubados ou furtados por outros integrantes da organização com destino a outros Estados.

 

Nesse esquema, era comum a utilização de pessoas menores de idade e mulheres com o fim de não levantar suspeitas frente aos órgãos de fiscalização.

 

Participaram das operações desta quarta-feira (26) a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) de Mato Grosso do Sul, a Polícia Militar do Estado de Goiás e o Setor de Inteligência da Secretaria de Justiça de Mato Grosso.