ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Aflição, polêmica e lei do silêncio do Luverdense: a vitória dramática do Inter

Presidente do Luverdense proibiu todos atletas de falarem após polêmica: "Torcerei para que o Inter nunca precise passar pelo que passamos aqui dentro"

Data: Quarta-feira, 19/07/2017 00:00
Fonte: Por Tomás Hammes, Globo Esporte
 
Aflição, polêmica e lei do silêncio do Luverdense: a vitória dramática do Inter 
 
 
Melhores momentos de Internacional 1 x 0 Luverdense - 15ª rodada da série B do Brasileiro

Melhores momentos de Internacional 1 x 0 Luverdense - 15ª rodada da série B do Brasileiro

Para quem gosta de ingredientes de emoção, a vitória por 1 a 0 do Inter sobre o Luverdense, nesta terça-feira, serviu para esquentar a gélida noite no Beira-Rio. A dramaticidade para sair o gol de William Pottker, ainda mais após a polêmica marcação da arbitragem no lance, culminou em uma confusão com invasões de campo, reclamações e até a dificuldade colorada para vibrar, enquanto não havia a validação.

 

Novamente, o Colorado ficou com a posse de bola. Porém, pecava na construção de jogadas, com passes errados e falta de pontaria. A produção irritava os corajosos 10.393 presentes, aos quais enfrentaram os 6°C em Porto Alegre na tentativa de empurrar a equipe rumo aos três pontos. Vaias e o cântico de "seja mais guerreiro! Isso é Inter! Não é Grêmio" já emoldurava o que parecia ser outra noite de conflitos. Membros da comissão técnica, que deixavam as cabines para o vestiário, não escondiam a decepção por mais um tropeço que se avizinhava.

 

Foi então que, já nos descontos do segundo tempo, aos 47 minutos, Carlos construiu a jogada e fez lançamento rasteiro. Ocorre que, antes de a bola chegar a Joanderson, o auxiliar Márcio Eustáquio Santiago assinalou impedimento de Pottker. Os visitantes pararam a jogada, mas o árbitro Igor Junio Benevenuto mandou o lance seguir. Joanderson então, tocou para o camisa, que empurrou para as redes.

 
Jogadores do Luverdense reclamam em gol polêmico enquanto colorados comemoram (Foto: Wesley Santos / Agência PressDigital)

Jogadores do Luverdense reclamam em gol polêmico enquanto colorados comemoram (Foto: Wesley Santos / Agência PressDigital)

 

Enquanto os colorados vibravam em campo, os atletas do Luverdense foram para cima de Santiago. Durante 12 minutos, houve uma dúvida se o gol seria validado ou não. A polícia reforçou o local para evitar que ocorresse um tumulto ainda pior. Neste período, o presidente mato-grossense invadiu o gramado e bradou contra o episódio e D'Alessandro discutiu com os visitantes, sendo contido pelos colegas.

 

Ao fim da partida, enquanto os gaúchos celebravam, os comandados de Júnior Rocha acusavam a tristeza. Douglas Baggio chorou com a confirmação do gol e consequente revés da equipe no Beira-Rio:

 

- Quem não fica indignado? Fizemos um baita jogo. É difícil segurar o Inter aqui. Se fosse ao contrário ele voltaria atrás? Só porque foi com o Inter. Nossa zaga parou e o Pottker fez o gol.

 

A voz do atacante foi a última a ser dita pelos visitantes. Ao contrário do que é praxe, o Luverdense não concedeu entrevistas. Apenas o presidente, Helmute Lawisch, realizou um comunicado para relatar sobre a medida.

 

- O Luverdense não se pronunciará. Quem viu o jogo, fala o que acha que deve ser dito - afirmou para depois emendar. - A direção proibiu todos os atletas de se pronunciarem. Torcerei para o Inter nunca passar pelo que o Luverdense passou.

 
Douglas Baggio chorou com a confirmação do gol (Foto: Wesley Santos / Agência PressDigital)

Douglas Baggio chorou com a confirmação do gol (Foto: Wesley Santos / Agência PressDigital)

 

Do outro lado, após todo o episódio, o sentimento era de alívio por parte dos colorados. Um dos membros do departamento de futebol, ao passar pela zona mista antes de entrar no vestiário para encontrar o grupo, deu um sorriso e deixou a tensão, suportada ao longo do duelo para fora. Na coletiva, o vice de futebol, Roberto Melo, comentou sobre a angústia para confirmar a vitória, mas acredita que o enredo por trás da conquista colocará o Inter em outro patamar.

 

- Precisamos ter uma regularidade. Essa é nossa busca para que não pensemos que vencemos um jogo e o outro será mais fácil. O grupo compreendeu. Hoje (ontem), foi um marco nesta competição. Pela dificuldade, gols que perdemos. O sofrimento que tivemos para comemorar um gol. Demorou 10, 15 minutos, uma agonia para gritar o gol. Tenho certeza que está nos guardando algo melhor - declarou.

 

Guto compartilhou o pensamento do chefe da pasta. O treinador rechaçou que a vitória tenha sido dramática e aposta que o grupo ganhou um combustível para, enfim, engrenar na Série B.

 

- O que são tons dramáticos? A maneira como vencemos trará força mental para o grupo superar situações que existem dentro do Beira-Rio para voltar a fazer partidas como a de hoje (ontem) - ponderou.

 

A fria noite do dia 18 de julho, com requintes picantes, ficará guardada na memória dos dois clubes. Enquanto isso, o Inter dirime os lucros e se aproxima do G-4. Em quinto na tabela, soma os mesmos 24 do CRB, que fecha o seleto quarteto em razão do número de vitórias (sete a seis) e três do líder Guarani. O Luverdense, por sua vez, se afunda ainda mais no Z-4, em 18º com 16 pontos, um atrás do Brasil de Pelotas, 16º e último fora da temida zona.