ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Polícia encontra madeira extraída ilegalmente de parque em reserva ambiental em MT

Segundo o MPE, fazenda pertence a um sócio e ex-assessor do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. Drone flagrou madeira retirada do Parque Estadual Serra de Ricardo Franco.

Data: Segunda-feira, 10/07/2017 00:00
Fonte: G1 MT
Drone flagrou madeira retirada do Parque Estadual Serra de Ricardo Franco (Foto: MPE/MT)

Drone flagrou madeira retirada do Parque Estadual Serra de Ricardo Franco (Foto: MPE/MT)

 

Uma carga de madeira extraída ilegalmente da área do Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá, foi apreendida nesta sexta-feira (7). Segundo o Ministério Público Estadual (MPE), a fazenda pertence a um sócio e ex-assessor do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. Policiais civis cumpriram um mandado de busca e apreensão e retiraram dois caminhões carregados de lascas de madeira ilegal.

 

G1 tentou e não conseguiu contato com a assessoria do ministro da Casa Civil. De acordo com o MPE, a fazenda ‘Paredão 2’ pertence a Marcos Antônio Tozzatti, sócio do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. O MPE diz que Padilha é sócio-proprietário dessa fazenda. Em dezembro de 2016 a Justiça de Mato Grosso determinou o bloqueio de R$ 108 milhões do ministro e de mais cinco sócios deles por degradação ambiental.

 
Em 2016,  cabeças de gado foram apreendidos em fazenda em que ministro é sócio-proprietário (Foto: Reprodução/TVCA)

Em 2016, cabeças de gado foram apreendidos em fazenda em que ministro é sócio-proprietário (Foto: Reprodução/TVCA)

 

Na mesma época quase duas mil cabeças de gado foram apreendidas na fazenda. Naquela ocasião o ministro Eliseu Padilha informou que não explorava a fazenda e que arrendava a área para outra pessoa, que desenvolve atividade agropecuária nela.

 

Na situação desta sexta-feira, além da madeira, os policiais encontraram uma arma de fogo com um funcionário da fazenda. De acordo com o Ministério Público, a situação de irregularidade foi constatada pela Polícia Civil e agentes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) durante busca e apreensão na fazenda ‘Jatuarana’, vizinha ao ‘Paredão 2’.

 

A representação pela busca e apreensão realizada pela Promotoria de Justiça foi subsidiada com um vídeo, registrado com a ajuda de um drone usado pelos policiais.

 

Segundo a promotoria, o inquérito policial instaurado para apurar os crimes ambientais ocorridos em 2016 na ‘Fazenda Paredão 2’ encontra-se em fase final. O G1 não localizou o advogado de Tozzatti.

 
Segundo a Justiça, proprietários praticaram desmatamento irregular na área (Foto: Reprodução/TVCA)

Segundo a Justiça, proprietários praticaram desmatamento irregular na área (Foto: Reprodução/TVCA)

 

Ações em 2016

As propriedades estão localizadas em cima da Serra Ricardo Franco, local de difícil acesso na fronteira com a Bolívia. Um trator e quase duas mil cabeças de gado foram apreendidos em dezembro de 2016 na fazenda de Tozzati, ex-assessor de Padilha.

 

Conforme o MPE, a fazenda Paredão não possui sede própria e se utiliza da estrutura da fazenda Jasmim Agropecuária, que pertence ao ministro. Os policiais fizeram buscas nas casas e alojamentos da Jasmim, onde foram encontradas duas espingardas calibre 36 e uma motosserra.

 

Na mesma área, entre as duas fazendas, o MPE constatou o desmate ilegal de mais de 700 hectares, entre os anos de 1998 e 2016.