ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Análise: Palmeiras parece não ter aprendido lição dada pelo Cruzeiro

Equipe de Cuca volta a sofrer pela direita da defesa e, a exemplo do jogo pela Copa do Brasil, sofre "apagão" na derrota por 3 a 1, desta vez pelo Brasileirão; times se enfrentarão de novo no fim do mês

Data: Segunda-feira, 10/07/2017 00:00
Fonte: Por Renan Cacioli/ Globo Esporte
 
 
 
 
 
Melhores momentos de Cruzeiro 3 x 1 Palmeiras pela 12ª rodada do Brasileirão 2017

Melhores momentos de Cruzeiro 3 x 1 Palmeiras pela 12ª rodada do Brasileirão 2017

 

Aqui, vale recordar um pouco como foi o empate por 3 a 3 do jogo de ida das quartas de final da Copa, na arena palmeirense. Naquela ocasião, Mano Menezes armou seu 4-5-1 com praticamente os mesmos homens de frente escalados no jogo do Mineirão: Thiago Neves, Alisson e Rafael Sobis.

 

Nos dois jogos, a Raposa forçou o jogo pela esquerda. Da primeira vez, a estratégia funcionou contra o palmeirense Fabiano, que, de tão mal, acabou sacado aos 32 minutos do primeiro tempo, quando o adversário já vencia por 3 a 0. Cuca, então, colocou Egídio, Zé Roberto saiu da lateral esquerda e foi para o meio-campo na vaga de Tchê Tchê, e este acabou deslocado para o lado direito da defesa. Foi assim que as coisas se reequilibraram e o Verdão buscou o empate.

 

Já no jogo do último domingo, o mapa da mina se chamou Mayke. Em cima dele, o Cruzeiro achou o caminho para sair do sufoco após praticamente meia-hora de domínio dos visitantes. E, em 15 minutos, abriu 2 a 0 no placar. Aos berros, Cuca chamava a atenção de seu lateral-direito, que, a exemplo do que acontecera com Fabiano no outro confronto, nem sequer voltou do intervalo. Keno entrou em seu lugar. Novamente, Tchê Tchê foi para a direita, Zé acabou recuado para fazer dupla com Bruno Henrique, e Dudu centralizou. A formação do segundo tempo ficou como mostra o campinho abaixo:

 
 
O Palmeiras que deu certo no segundo tempo (Foto: GloboEsporte.com)

O Palmeiras que deu certo no segundo tempo (Foto: GloboEsporte.com)

 

O comportamento do time foi outro na etapa complementar. Apoiado, principalmente, em excelente partida de Róger Guedes, o Palmeiras partiu para cima, descontou com gol de Willian e poderia ter empatado mais uma vez, o que, certamente, traria um peso enorme sobre as costas de Mano. Como explicar duas partidas nas quais seu time abre vantagem e, depois, cede a igualdade? Não foi o caso, com o gol derradeiro marcado por Élber.

No próximo dia 26, Palmeiras e Cruzeiro farão o terceiro ato, mais uma vez no Mineirão. Ao Palmeiras, de Cuca, ficam algumas questões:

 

  • Não seria melhor já sair jogando com Tchê Tchê na direita?
  • O que o time do Mano tem feito de diferente dos demais para fazer a defesa comandada por Mina parecer tão vulnerável?

 

Certamente, Cuca já está pensando nisso. Por mais que, entre hoje e a decisão em Belo Horizonte, tenha pela frente ainda quatro jogos do Brasileirão, a começar por um Dérbi diante do Corinthians, nesta quarta-feira, em casa.