ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Conferência Municipal de Assistência Social abordará garantia de direitos e fortalecimento do SUAS

Data: Quarta-feira, 28/06/2017 00:00
Fonte: TOP NEWS

 

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo

 

Acontece em Aripuanã, nesta sexta-feira (30.06), a VII Conferência Municipal de Assistência Social, no auditório do Centro de Formação Continuada Dardanellos. O evento é uma ação conjunta entre a Prefeitura de Aripuanã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social.

 

A abertura oficial da Conferência será às 07h00 horas, com apresentações culturais, apresentação de vídeo e leitura e aprovação do regimento interno. No período da manhã e da tarde, serão proferidas palestras, apresentações culturais e serão promovidos trabalhos em grupo para formatar as propostas e escolher os delegados que representarão Aripuanã na Conferência Estadual. 

 

Para a Secretária Municipal de Ação Social, Neide Canarinho, a Conferência são ferramentas indispensáveis para o desenvolvimento de políticas e, consequentemente, ações que tragam benefícios diretos à população. “É uma forma de ouvir a comunidade, reunir essas demandas, levar à conferência estadual, e, desta forma, fazer com que a voz dos cidadãos seja ouvida”, destaca.

 

O tema da conferência é “Garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)” e seu objetivo é avaliar a política de Assistência Social e redefinir diretrizes para os próximos dois anos. Para embasar as discussões, foram definidos quatro eixos, que são:

 

– Eixo 1: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais;

– Eixo 2: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS;

– Eixo 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre seus serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais;

– Eixo 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para dos direitos socioassistenciais.