ARIPUANÃ, Quinta-feira, 18/04/2024 -

NOTÍCIA

Janaina: “Gostaria de ser a primeira mulher a governar o Estado”

Por conta da idade, peemedebista poderá realizar sonho somente a partir da eleição de 2022

Data: Segunda-feira, 19/06/2017 00:00
Fonte: MÍDIA NEWS/ DOUGLAS TRIELLI

MidiaNews

A deputada estadual Janaina Riva, que quer disputar o Palácio Paiaguás

 

 

A deputada estadual Janaina Riva (PMDB) afirmou que seu projeto político é ser eleita a primeira governadora de Mato Grosso.

 

“Temos que trabalhar com sonhos, projetos de vida e esse é meu projeto. Eu gostaria de ser a primeira mulher a governar o Estado. Aqui nunca teve uma mulher governando e ninguém tão jovem”, disse em entrevista ao programa Conexão Poder.

 

Por conta da idade, ela só poderá disputar o comando do Palácio Paiaguás em 2022. Pela Legislação eleitoral, a idade mínima para disputar o cargo de governador é 30 anos.

 

Temos que trabalhar com sonhos, projetos de vida e esse é meu projeto. Eu gostaria de ser a primeira mulher a governar o Estado

 

“Não tenho idade. Hoje, tenho 28 anos, e a idade mínima é 30 anos. Mas gostaria muito de disputar uma eleição de governo, quero me preparar para isso. Tenho que estudar mais, porque é muito trabalhoso”, afirmou.

 

“Acho que é um trabalho de construção. Mas isso não quer dizer que se chegar em 2022 e eu não ser candidata ao governo não serei candidata a nada”, disse.

 

Para o ano que vem, a peemedebista deve disputar a reeleição na Assembleia Legislativa. Em 2014, ela foi a segunda mais votada, com 48 mil votos.

 

Histórico familiar

 

Na eleição de 2014, seu pai, o ex-deputado José Riva, disputou o Governo do Estado. Entretanto, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) indeferiu, por cinco votos a zero, o registro de sua candidatura. A decisão foi mantida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Em setembro, sua esposa, Janete Riva, o substituiu na chapa. Ela ficou em terceiro lugar na disputa, com pouco mais de 100 mil votos, atrás de Lúdio Cabral (PT) e Pedro Taques (PSDB).

 

Veja a íntegra da entrevista: