ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Fávaro afirma que é possível resolver crise na saúde sem penalizar municípios e agronegócio

Data: Quarta-feira, 31/05/2017 00:00
Fonte: OLHAR DIRETO/ Érika Oliveira

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Fávaro afirma que é possível resolver crise na saúde sem penalizar municípios e agronegócio
 
 
 
Considerado um dos principais líderes do agronegócio mato-grossense, o vice-governador Carlos Fávaro (PSD) defendeu que o Governo faça ajustes para resolver o problema da falta de recursos para a saúde pública, mas que não penalize nem os municípios nem o setor produtivo. Neste sentido, para o vice, a utilização do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) para debelar a crise está totalmente descartada.



“Eu entendo que todos têm que participar da discussão, sociedade civil organizada, o agronegócio, a indústria, o comércio, mas quem tem que fazer os cortes e providenciar recursos é o Governo do Estado. E eu defendo que o governador faça os ajustes necessários para resolver o problema. Os recursos de commodities eu sou contra [utilizar], porque ele tem finalidade especifica. O Fethab do Diesel é possível e deve ser utilizado neste caso. É possível fazer [os ajustes] sem mexer nos municípios”, afirmou.


Nesta terça-feira (30), a Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato) emitiu nota se manifestando contra a aplicação do fundo para fins secundários, ainda que esta fosse uma medida temporária. O Fethab é dividido entre os setores de Commodities, Diesel e o Fethab 2.


“O setor produtivo entende e também vivencia o caos em que se encontra a Saúde de Mato Grosso e se solidariza com todos os envolvidos. No entanto, discorda da maneira como o poder público está buscando resolver os problemas desta pasta deixando outros setores descobertos”, argumenta a entidade, na nota.


Além da Famato, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) também se recusa, em nome dos gestores municipais, a repassar os recursos do Fethab para que o Executivo resolva os passivos da saúde. Segundo Neurilan Fraga, que preside a Associação, o Governo quer pagar a dívida com os municípios usando o dinheiro das próprias prefeituras.


Fávaro ponderou. “O momento é de crise e eu digo que em casa que falta pão todo mundo grita, mas ninguém tem razão. O Fethab é um fundo com finalidade especifica, mas a excepcionalidade é que o governante tome as medidas”, pontuou.