ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Dezessete pessoas são presas em garimpo ilegal em MT após nova invasão

Garimpo ilegal na Serra da Borda foi desocupado pela 4ª vez no início deste mês. Policiais fazem buscas no local para verificar se há garimpeiros perdidos na área.

Data: Segunda-feira, 22/05/2017 00:00
Fonte: G1 MT

Após nova invasão na Serra da Borda, garimpeiros foram presos no domingo (21) (Foto: Divulfação/Sesp-MT)

Após nova invasão na Serra da Borda, garimpeiros foram presos no domingo (21) (Foto: Divulfação/Sesp-MT)

 

Dezessete pessoas foram presas em flagrante no domingo (21), na área de garimpo ilegal na Serra da Borda, no município de Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá, por crime ambiental. Segundo as forças policiais que atuam na região desde a quarta desocupação da região, no início deste mês, cerca de 60 pessoas invadiram a área no sábado (20).

 

A área, que pertence à União, já foi alvo de quatro invasões desde setembro de 2015. A última grande invasão ocorreu em fevereiro deste ano, quando cerca de 3 mil pessoas permaneceram no local. Na ocasião, os serviços de inteligência da polícia apontaram que, além da extração ilegal de minério e degradação do meio ambiente, outros crimes eram cometidos no local, como uso de droga e porte ilegal de arma.

 

Diante da nova invasão, as forças policiais que se encontram na região, como as polícias Civil e Militar e os grupos de atuações especiais da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) fizeram um cerco na área na noite de sábado para evitarem a entrada de mais pessoas na área e visando inibir a extração ilegal de ouro na região. Os policiais militares devem permanecer na região para garantir que não haja uma nova invasão. 

 

Policiais fizeram uma varredura na Serra da Borda após nova invasão de garimpeiros (Foto: Divulgação/Sesp-MT)

Policiais fizeram uma varredura na Serra da Borda após nova invasão de garimpeiros (Foto: Divulgação/Sesp-MT)

 

No domingo, uma varredura foi feita na área e muitos garimpeiros fugiram, segundo a polícia. De acordo com o delegado regional de Pontes e Lacerda, Rafael Scatolon, não houve troca de tiros e a retomada da Serra da Borda foi feita de forma pacífica.

 

Após a desocupação, a polícia foi informada de que há pessoas que supostamente teriam desaparecido na área. Por isso, equipes da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros estão realizando buscas na região para checar a informação.