ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Grêmio abre Brasileirão com vitória contra o Botafogo

Data: Domingo, 14/05/2017 00:00
Fonte: Gazeta Esportiva/ Eduardo Bertuol
 
 
 

No fechamento dos jogos de domingo da primeira rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio venceu o Botafogo pelo placar de dois a zero, na Arena. Os dois gols da partida foram marcados por Ramiro. O segundo deles com uma pitada de polêmica. Após conclusão, a bola desviou na mão do jogador Luan e enganou o goleiro Gatito Fernández. O resultado larga na quarta colocação do Brasileirão e o Botafogo na 17ª posição.

 

Com 11 dias de preparação para a partida, devido a eliminação na semifinal do Campeonato Gaúcho, o técnico Renato Portaluppi decidiu dar uma oportunidade para o volante Arthur iniciar jogando como titular. Já, o Botafogo optou não levar o atacante Sassá para a capital gaúcha por indisciplina. O jogador não cumpriu o cronograma durante a semana e chegou atrasado em alguns treinos.

A próxima partida do Tricolor Gaúcho no Campeonato Brasileiro será contra o Atlético Paranaense, na Arena da Baixada, no domingo, às 16h (de Brasília). Já, o Botafogo encara a Ponte Preta, no Estádio Nilton Santos, no domingo, às 18h (de Brasília). Antes destas partidas, no meio da semana os times têm compromissos em outras competições. Pela Copa do Brasil, na Arena, o Grêmio recebe o Fluminense, na quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), enquanto o Fogão encara o Atlético Nacional-COL, na quinta-feira, às 21h45 (de Brasília), pela quinta rodada do Grupo 1 da Copa Libertadores da América.

 

O JOGO

Apesar da marcação forte no começo da partida, aos 5 minutos, o volante Arthur escapou pela direita e cruzou para a área, mas a zaga carioca afastou para escanteio. Na cobrança, Luan mandou curto para Léo Moura cruzar. Depois de confusão na área, o zagueiro Geromel cabeceou tentando encobrir o goleiro, mas sem êxito. Gatito defendeu fácil.

 

Um minuto depois, o volante João Paulo perdeu a bola no meio-campo e concedeu contra-ataque para a equipe gremista. No lance, o meia-atacante Luan ficou cara-a-cara com o Gatito Fernández, mas o goleiro fez uma defesa espetacular.

 

Em cobrança de escanteio o Botafogo assustou. Aos 11 minutos, Camilo cobrou para o atacante Roger cabecear no canto direito do goleiro Marcelo Grohe, mas a bola passou perto da trave.

 

Os jogadores do Grêmio adiantavam a marcação quando os botafoguenses ficavam com a bola. Dificultando a saída de jogo do time do carioca. Quando os gremistas estavam com a posse de bola, o Botafogo recuava e fechava a marca a partir do meio-campo.

 

Aos 19 minutos, depois de uma troca de passes, o atacante Pedro Rocha recebeu, fez jogada individual e chutou forte de fora da área. O goleiro Gatito se jogou no canto esquerdo para fazer mais uma bela defesa na partida.

 

O Grêmio empilhava chances desperdiçadas. Em linda jogada, Lucas Barrios tocou de primeira de letra para o Luan. O jogador recebeu, invadiu a área, driblou a marcação e puxou para finalizar com a perna direito. O chute foi alto, longe da meta tricolor.

 

Aos poucos, as oportunidades gremistas não chegavam até a conclusão a gol e esbarravam na zaga botafoguense. Com isso, surgia alguns contra-ataques do clube carioca. Em um deles, o lateral-direito Emerson Santos cruzou, a bola passou por Roger e sobrou nos pés de Rodrigo Pimpão. O atacante dominou e chutou com força. A conclusão desviou em Marcelo Oliveira e foi para escanteio.

 

O Grêmio abriu o placar nos acréscimos da primeira etapa. Em bela jogada, o lateral-direito Léo Moura foi lançado pela direita. O jogador invadiu a área e foi até o fim do campo para cruzar rasteiro. Lucas Barrios finalizou para mais uma bela defesa do goleiro Gatito. No rebote, Michel chutou e o zagueiro Marcelo salvou em cima da linha, mas em mais um rebote gremista, Ramiro colocou para o fundo das redes.

 

SEGUNDO TEMPO

Os times retornaram a campo com a mesma formação, mas a equipe carioca adiantou a marcação, surpreendendo os gremistas. Ainda no primeiro minuto, o Botafogo trocou passes na frente da área gremista até achar um cruzamento ruim. No contra-ataque, o Grêmio valorizou o toque de bola até a bola chegar no Luan, dentro da área, que bateu colocado para fora.

 

Em linda jogada individual dentro da área gremista, o atacante Roger driblou quatro marcadores, mas na hora de concluir a gol foi desarmado pela zaga tricolor. Em boa jogada entre Luan e Ramiro, o meia-atacante invadiu a área livre pela direita e chutou forte para outra ótima defesa do goleiro Gatito Fernández.

 

O Grêmio ampliou em lance polêmico. Em frente a área adversária, o time gremista trocou passes até chegar no pé de Ramiro. O jogador finalizou a gol e a bola desviou na mão esquerda do meia-atacante Luan, enganando o goleiro Gatito e indo dormir dentro do gol. Os botafoguenses reclamaram que o toque de mão, mas o juiz validou o tento gremista e assinalando a marcação para Ramiro.

 

Em desvantagem no placar, o técnico Jair Ventura faz duas modificações. O treinador tirou o meia Camilo, colocando o atacante Guilherme, e trocou o volante Airton pelo lateral-esquerdo Gilson.

 

Aos 28 minutos, o Grêmio perdeu um gol inacreditável com Luan. O lance começou com um contra-ataque gremista, no qual Ramiro fez bom passe para Léo Moura invadir a área e finalizar com força. O goleiro Gatito fez uma boa defesa e no rebote Léo Moura cruzou na cabeça de Luan que, com o goleiro batido, mandou para fora.

 

Em comparação com o primeiro tempo, os times mudaram a postura em campo. O Grêmio recuou e chamou o Botafogo para o campo de defesa. Assim, o Tricolor começou a utilizar o contra-ataque como peça principal. Em um deles, o lateral-esquerdo Bruno Cortez, que entrou no lugar de Marcelo Oliveira, cruzou para na pequena área Ramiro finalizar por cima do gol.

 

A resposta botafoguense veio com o lateral-esquerdo Gilson. Aos 40 minutos, o jogador recebeu de Rodrigo Pimpão e chutou com força. A bola explodiu na trave defendida pelo goleiro Marcelo Grohe e saiu pelo lado do campo.

 

Com a vantagem de dois gols, a equipe gremista começou a tocar a bola e administrar o resultado até o apito final.

 

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 2 X 0 BOTAFOGO

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Data: 14 de maio de 2017, domingo

Horário: 19h (de Brasília)

Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)

Assistentes: Kleber Lucio Gil e Neuza Ines Back (ambos de SC)

Público: 20.289 (18.552 pagantes)

Renda: R$ 679.923,00

GOLS

GRÊMIO: Ramiro, aos 46 minutos do primeiro tempo e aos 9 minutos da segunda etapa

CARTÕES AMARELOS

GRÊMIO: Ramiro, Marcelo Oliveira

BOTAFOGO: Marcelo, Rodrigo Pimpão, Bruno Silva, Emerson Santos, João Paulo

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Pedro Geromel, Walter Kannemann, Marcelo Oliveira (Bruno Cortez); Michel, Arthur (Gastón Fernández), Ramiro, Luan, Pedro Rocha; e Lucas Barrios (Jailson).

Técnico: Renato Portaluppi

BOTAFOGO: Gatito Fernández; Igor Rabello, Emerson, Marcelo, Victor Luis; Airton (Gilson), Bruno Silva, João Paulo, Camilo (Guilherme); Rodrigo Pimpão e Roger (Joel).

Técnico: Jair Ventura

 

 
Gazeta Esportiva