ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Homem resgatado no Himalaia após 47 dias diz nunca ter perdido esperança

Ele e a namorada se perderam após tempestade e viveram à base de neve, água e sal, mas ela morreu.

Data: Sexta-feira, 28/04/2017 00:00
Fonte: Reuters

Por Reuters

O taiwanês Liang Sheng-yueh, resgatado após 47 dias perdido no Himalaia, comemora seu 21o aniversário em um hospital de Kathmandu (Foto: Prakash Mathema / AFP)

 

Um taiwanês que foi resgatado 47 dias depois de desaparecer enquanto fazia uma caminhada no sopé do Himalaia, e poucos dias depois de sua namorada morrer, está se recuperando bem em um hospital na capital do Nepal, Katmandu, disse seu médico nesta sexta-feira (28).

 

Liang Sheng-yueh, que fez 21 anos também nesta sexta-feira, e sua namorada, Liu Chen-chun, de 19 anos, sumiram no início de março enquanto caminhavam na área remota de Ganesh Himal, no noroeste do Nepal.

 

Com os pés cheios de larvas e com o cabelo infestado de piolhos, Liang foi salvo por um helicóptero na quarta-feira. O corpo de Liu, que morreu nesta semana, foi levado ao hospital para uma autópsia.

 

"Estou muito feliz agora", disse Liang, de cabeça raspada e aparentando estar confuso, a repórteres, depois de cortar um bolo de aniversário em seu leito hospitalar, acrescentando que não perdeu a esperança em nenhum momento.

 
O taiwanês Liang Sheng-yueh, resgatado após 47 dias perdido no Himalaia, comemora seu 21o aniversário em um hospital de Kathmandu  (Foto: Prakash Mathema / AFP)

O taiwanês Liang Sheng-yueh, resgatado após 47 dias perdido no Himalaia, comemora seu 21o aniversário em um hospital de Kathmandu (Foto: Prakash Mathema / AFP)

 

O casal se perdeu na trilha depois de uma tempestade de neve. Eles não tinham um guia local e sobreviveram de neve, água e sal que ele levava consigo, mas sua namorada acabou morrendo de inanição.

 

"Ele começou a receber alimentação normal e está andando com a ajuda de fisioterapeutas", disse Chakra Raj Pandey, diretor médico do Hospital Internacional Grande.

 

As dezenas de milhares de estrangeiros que visitam o Nepal todos os anos para fazer caminhadas são uma fonte essencial de renda para a nação carente de fundo que abriga o Monte Everest.