ARIPUANÃ, Quarta-feira, 01/05/2024 -

NOTÍCIA

Surto de sarna já atingiu 98% dos detentos das penitenciárias do Piauí

Desde novembro são registrados casos da doença

Data: Terça-feira, 25/04/2017 00:00
Fonte: Por Renayra de Sá/ Portalaz

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) denunciou que 98% dos detentos do sistema prisional do estado estão infectados por escabiose, doença contagiosa que atinge a pele, mais conhecida como sarna. De acordo com vice-presidente da entidade sindical, Kleyton Holanda, os primeiros casos foram anunciados em novembro do ano passado.

 

“Iniciou na Major César e na Irmão Guido e hoje podemos verificar que 98% do 4.500 detentos do sistema prisional do Piauí estão infectados. Nas penitenciárias de Parnaíba, São Raimundo Nonato, Altos, Picos e outras, a situação está incontrolável. Os agentes penitenciários, visitantes, advogados, todos estão vulneráveis à doença”, afirmou Kleyton Holanda.

 

vice-presidente, Kleiton Holanda
vice-presidente, Kleiton Holanda

 

A sarna ou escabiose é uma infecção parasitária causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei. Os sintomas podem afetar grande parte do corpo, são eles: coceiras intensas e bolhas que podem ser lesadas e virarem feridas.

 

Segundo Kleyton Holanda, a superlotação e a precariedade do trabalho de higienização das unidades podem ser os principais fatores de propagação da doença. “Nas unidades nós enfrentamos o problema da superlotação e da falta de cuidados com a higiene. Quem está contaminado vai contagiando os outros que dividem as celas, e os visitantes correm riscos de serem infectados e de repassarem para o meio social”, disse.

 

Preso infectado por Sarna
Preso infectado por Sarna

 

O sindicalista declarou que a situação já foi apresentada para a Secretaria de Justiça do Piauí (SEJUS-PI). “Fomos cobrar uma resposta ao que nós apresentamos ao órgão, mas o que nos disseram foi que não dava para comprar os medicamentos. Segundo a Sejus, eles solicitaram os remédios à Secretaria de Saúde que não deu resposta”, pontuou.

 

Através de nota enviada ao Portal AZ, a Secretaria de Justiça do Piauí negou a quantidade de casos de Sarna dentro das unidades prisionais do estado declarada pelo sindicato e destacou que providências quanto ao atendimento dos detentos estão sendo tomadas.

 

Veja a nota na íntegra: 


A Secretaria de Justiça do Piauí informa que já providenciou, junto à Secretaria de Saúde, medicamento contra escabiose e está realizando o atendimento a detentos das unidades prisionais que informaram ocorrência do problema: Penitenciária de Esperantina, Colônia Agrícola Penal Major César Oliveira, Casa de Detenção de Altos, Casa de Custódia de Teresina, Penitenciária Irmão Guido e Casa de Detenção de São Raimundo Nonato.



Até o momento, foram disponibilizados 800 comprimidos do medicamento e a Secretaria de Justiça já fez a solicitação de mais 2.000 comprimidos Ivermectina 6mg, que, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, serão entregues até o final desta semana.



Ainda segundo a Secretaria de Saúde, também está em processo licitatório, aguardando liberação da Secretaria de Administração e Previdência Social do Piauí, para realização de pregão, a aquisição de 1.000 frascos de Benzoato de Benzila.

 

De acordo com a Diretoria de Humanização e Reintegração Social da Sejus, em levantamento feito junto às gerências das unidades prisionais, 1.620 presos, ou seja, 39% apresentaram sinais da doença. A população carcerária total do Estado é de cerca de 4.100 presos.



Secretaria de Estado de Justiça do Piauí
Secretaria de Estado da Saúde do Piauí