ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Com sofrimento: Messi salva, e Barça vence antes de semana de decisões

Data: Domingo, 16/04/2017 00:00
Fonte: ESPN.com.br

O Barcelona fez a lição de casa e segue vivo na luta pelo título da LaLiga. Com Juventus e Real Madrid pela frente, o time azul-grená escalou o que tinha de melhor no ataque e venceu a Real Sociedad por 3 a 2 neste sábado, no Camp Nou, pela 32ª rodada do Campeonato Espanhol.

 

Os cinco gols da partida saíram no primeiro tempo. Messi, duas vezes, e Paco Alcácer balançaram as redes para a equipe da Catalunha, enquanto Umtiti (contra) e Xabi Prieto anotaram os tentos do clube basco.

 

Com o resultado, os comandados de Luis Enrique chegam a 72 pontos na competição e se mantém na segunda posição, a três do líder Real Madrid. Os merengues, porém, tem uma partida a menos.

 

A Real Sociedad, por outro lado, cai para a 7ª posição com 52 tentos - fora da zona de classificação para a Europa League. O sexto é o Athletic Bilbao, com 53.

 

O Barcelona tem pela frente a semana mais importante da temporada até agora. Na quarta-feira, recebe a Juventus precisando reverter uma derrota por 3 a 0 para seguir vivo na Champions League. Quatro dias depois, no domingo, visita o Real Madrid no clássico que pode decidir o Campeonato Espanhol.

 

A Real Sociedad, por sua vez, só volta a campo no próximo domingo, dia 23, quando recebe o Deportivo La Coruña pela LaLiga.

 

Os dois tentos do camisa 10 do Barcelona somam-se a já extensa contagem de gols de Lionel Messi pelo clube. Agora, são 498 - faltam apenas dois para que o argentino atinja uma marca histórica no time catalão.

 

Do lado visitante, outra estatística importante foi atualizada neste sábado. Essa, porém, é negativa: a Real Sociedad não pontua no Camp Nou desde 1994.

 

Mesmo fora de casa, os comandados de Eusebio Sacristán foram os primeiros a criarem uma chance clara de gol. Logo aos dois minutos, William José fez boa jogada e rolou para Yuri, que chutou no contrapé de Ter Stegen. Para sorte dos donos da casa, Piqué estava bem colocado e salvou quase em cima da linha.

 

Aos 12, mais um lance de muito perigo dos visitantes. Vela recebeu na esquerda e cruzou para dentro da área. Oyarzabal completou e Ter Stegen fez grande defesa.

 

E quem desperdiça chances no Camp Nou geralmente se dá mal. Especialmente quando Messi está do outro lado - aos 16, o argentino soltou um balaço rasteiro da entrada da área e abriu o placar. Um golaço!

 

A partir desse momento, os azuis grenás passaram transformar a posse de bola em oportunidades de gol. Aos 19, Suárez cruzou rasteiro para Messi e o camisa 10 quase fez mais um.

 

Aos 36, o Barcelona ampliou. Paco Alcácer deu passe de calcanhar para Suárez, que finalizou para a defesa de Rulli. No rebote, Messi empurrou para as redes, sem goleiro.

 

Seis minutos depois, contudo, a Real Sociedad deu nova cara à partida. Iñígo Martínez pegou sobra de Ter Stegen na esquerda, chutou cruzado e Umtiti fez contra: 2 a 1.

 

Mas não houve tempo nem para comemorar. Um minuto depois, Messi encontou Paco Alcácer na esquerda. O atacante chutou cruzado e fez o terceiro.

 

E teve mais: antes do intervalo, aos 46, Xabi Prieto recebeu grande passe de William José e tirou do goleiro do Barcelona, trazendo a Real Sociedad mais uma vez para o jogo.

 

Na segunda etapa, o rendimento das equipes caiu e o duelo ficou menos movimentado. O retorno ao campo do Barcelona, porém, foi muito mais sonelento que o do seu rival e o time basco tomou conta da partida.

 

Mesmo jogando melhor, a Real Sociedad não conseguiu superar a defesa dos catalães, que sofreram, mas conquistaram os três pontos.