ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Blairo, Eder e Pagot serão interrogados sobre cobrança de propina da Odebrecht

Data: Quinta-feira, 13/04/2017 00:00
Fonte: Gazeta Digital

Em seu pedido de instauração de inquérito contra o ministro da Agricultura e ex-governador Blairo Maggi (PP) por conta da acusação de recebimento de propina da empresa Construtora Norberto Odebrecht (CNO), o procurador-geral da República Rodrigo Janot pediu também que além do ministro, os ex-secretários de Estado Luiz Antônio Pagot e Eder Moraes sejam interrogados.

 

Ambos também aparecem na delação dos executivos da contrutora João Antônio Pacífico e Pedro Augusto Carneiro Leão Neto. Antônio Pagot teria sido designado por Blairo Maggi, em 2004, para tratar com Leão sobre o pagamento de uma dívida do Estado com a empreiteira, referente à obra da MT-010, que se arrastava desde 1999.

 

 

Já em 2006, Eder Moraes teria procurado o engenheiro da CNO para exigir uma propina de R$ 12 milhões a título de “contribuição eleitoral” para a campanha de Blairo Maggi, que tentava a reeleição ao Governo do Estado. Ao Gazeta Digital, isso foi negado pelo ex-secretário, por meio de seu advogado Ricardo Spinelli, que disse que Eder não participou da campanha de Blairo naquele ano.

 

Janot também quer que sejam levantados a cronologia e os valores dos repasses da União ao Estado entre os anos de 2007 e 2008, relativos aos créditos previdenciários que foram utilizados pelo Estado para quitar dívidas com a construtora e cuja transação teria sido alvo de corrupção.

 

Isso porque, conforme a delação, uma Comissão Especial foi formada por técnicos dos governos federal e estaduais para definir o valor do ressarcimento referente a servidores da União que, coma divisão de Mato Grosso, passaram a ser vinculados ao Estado.

 

Até 2004, segundo Pedro Leão, as conversas com Pagot ocorriam objetivamente com o interesse de quitar as dívidas do Estado com a empresa. Somente em 2006, quando os valore começaram a ser liberados, é que Eder Morares teria entrado em cena para cobrar a propina.

 

O Ministério Público Federal (MPF) também solicitou ao Supremo Tribunal Federal (MPF) o levantamento das obras da Odebrecht em Mato Grosso e a oitiva de João Pacífico e Pedro Leão para detalhar como teriam ocorrido as negociações com o Estado para conseguir receber os pagamentos que estavam pendentes desde o final dos anos 1990.