ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Governador oferece jantar em Brasília para atestar a qualidade da carne mato-grossense

Data: Quinta-feira, 06/04/2017 00:00
Fonte: OLHAR DIRETO

A fim de atestar a qualidade da carne mato-grossense, o governador Pedro Taques (PSDB) reuniu, na noite desta quarta-feira (05), um público de aproximadamente 250 pessoas em uma churrascaria em Brasília (DF), onde o prato principal foi a proteína produzida no Estado. O evento, denominado “Showcase da carne mato-grossense”, reuniu ministros, deputados estaduais e toda a bancada mato-grossense, além de representantes da imprensa, do agronegócio e da cadeia produtiva.



O jantar, realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso em parceria com a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e o Sindicato das Indústrias de Frigoríficos do Estado (Sindifrigo), teve como objetivo mostrar que a carne bovina produzida no Estado tem qualidade na procedência, desde o campo à mesa do consumidor.


Mato Grosso possui um rebanho bovino de mais de 30 milhões de cabeças (bovinos e bubalinos) e exporta para cerca de 150 países, sendo considerado referência nacional e ocupando a segunda posição como o maior exportador de carne do Brasil.


Para o governador, tais iniciativas são importantes para fomentar a qualidade do que é produzido em Mato Grosso e ajuda a mostrar a força do agronegócio do Estado no cenário nacional.


“O evento não superou as expectativas porque a carne de Mato Grosso está acima até das expectativas. É um orgulho ser governador de Mato Grosso, um Estado que produz muito, ajuda muito o Brasil. Agora, o Brasil precisa olhar diferente para Mato Grosso. Um evento como este, tem a importância de mostrar a qualidade da nossa carne. Mato Grosso é o Estado que tem o maior rebanho bovino do país, isso mostra a força da agricultura, da pecuária do nosso Estado. Mostra que Mato Grosso tem muito a contribuir com o Brasil”, disse Pedro Taques.


O ministro de Desenvolvimento Agrário e Familiar, Osmar Terra, disse ter convicção absoluta da representatividade de Mato Grosso mundialmente, uma vez que o Brasil é o maior produtor de carne do mundo e de excelente qualidade.  
 


“Tenho convicção que Mato Grosso é um exemplo, é um modelo para o Brasil e para o mundo na produção tanto de animais como de frigorífico, produção em geral, tanto de grãos, de tudo. Mato Grosso é uma das grandes locomotivas do Brasil. Certamente uma das melhores carnes do mundo é produzida em Mato Grosso”, afirmou o ministro.
 


A carne servida no Showcase foi doada por diversos frigoríficos de Mato Grosso, por intermédio do Sindifrigo, que participou de forma inédita no processo.
 


Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ricardo Tomczyk, o evento consagrou-se por reunir políticos e formadores de opinião, para mostrar o que Mato Grosso tem de melhor.


“Trouxemos aqui o que há de melhor na nossa carne para mostrar para o Brasil e para o mundo que a nossa carne é boa, é saudável e que temos condições de continuar fornecendo não só para o Brasil mas para o mundo todo com constância e com qualidade”, garantiu Tomczyk.


IMAC


O Instituto Mato-Grossense da Carne, com pouco menos de um ano de criação (2016) - o sexto no mundo e o primeiro no Brasil - também foi o centro das atenções no Showcase. Isso porque, ele nasceu com o propósito de desenvolver estudos e trabalhos para atestar a qualidade e segurança da carne, com o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias para uma série de ações como a padronização de carcaças, o controle rigoroso na pesagem e a rastreabilidade da carne.
 


Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Uruguai e Argentina são os únicos países que possuem Instituto semelhante.
 


A implementação das ações do Imac traz um conjunto de inovações, que envolvem ainda, informações socioambientais, transparência nas balanças instaladas nas unidades frigoríficas, assim como um moderno sistema integrado de informação.
 


Segundo o presidente do Imac, Wagner Bacchi, as percepções da qualidade da carne de Mato Grosso serão promovidas também através de pesquisas orientadas para o consumidor e varejo, por meio de centros de pesquisas e universidades sempre buscando inovações na excelência do produto. 
 


Considerando as condições de divulgação que o Estado terá com o Imac, acredita-se que servirá de inspiração para outros estados e para o governo federal a ter iniciativas semelhantes.
 


“Podemos avançar muito na cadeia da carne nacional se a gente souber, primeiro a ter o cuidado com a qualidade e depois com a divulgação desse trabalho”, ponderou Ricardo Tomczyk.